O Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizam, nos dias 9 e 10 de novembro, o II Seminário de Sustentabilidade e Gestão Ambiental. O objetivo é apresentar, discutir e promover a troca de experiências sobre as inovações tecnológicas e sustentáveis nas áreas de recursos hídricos, solo, gestão, energia e descarbonização. O evento acontece de forma presencial no auditório da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), com transmissão online. No encerramento, o Cofic promove a solenidade de entrega do Prêmio Polo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente - Prêmio Polo SSMA - para as empresas que, após passarem por rigorosas auditorias, apresentaram as melhores práticas de segurança e sustentabilidade do Polo de Camaçari.
Coordenado pelo Grupo de Trabalho formado pela Basf, Braskem, Cetrel, Cofic, Corteva, Unigel e Inema, o II Seminário de Sustentabilidade e Gestão Ambiental é voltado para os profissionais de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, gestores de empresas/indústrias, além de representantes de entidades e de órgãos do governo envolvidos com as questões ambientais.
“O sucesso de público que o evento obteve no ano passado confirmou a importância de dar continuidade a iniciativas desta natureza e motivou o grupo a lançar esta segunda edição. O objetivo é gerar o debate entre empresas, órgãos de governo e consultorias sobre temas que são atuais e extremamente relevantes para o Polo Industrial de Camaçari”, afirma Paloma Carvalho, consultora de EHS da Corteva. Ela ressalta que “a troca de experiências, geração de conhecimento e interação entre os profissionais que possuem envolvimento com as questões ambientais são apenas alguns dos benefícios que este seminário pode gerar. É uma grande oportunidade para ter contato com temas tão atuais, pois serão dois dias em que muitas informações serão apresentadas”.
Pauta de Seminário
O Seminário será aberto no dia 9 de novembro, às 8h, pelo presidente do Cofic, Carlos Alfano, diretor Industrial da Braskem na Bahia, e pela secretária de Meio Ambiente do Estado da Bahia, Márcia Telles. Em seguida, das 8h10min às 17h, acontecem os debates e apresentações, com ênfase nas inovações e cases práticos sobre avanços de segurança hídrica e reúso de águas do Polo, tecnologias inovadoras na gestão ambiental, a jornada na economia circular, responsabilidade socioambiental e os cases de sucesso para o despertar da consciência ambiental nas comunidades.
No dia 10 de novembro, das 8h às 12h, está programada a cerimônia de entrega do Prêmio Polo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente - Prêmio Polo SSMA. Na pauta dos debates do dia, destaque para os desafios para a transição energética, o papel das empresas na descarbonização e o hidrogênio verde, com a primeira planta para produção de hidrogênio verde no Polo de Camaçari.
Prêmio Polo SSMA
Referência na indústria química nacional, o Prêmio Polo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente é promovido pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari há 25 anos. A premiação tem como objetivo fomentar a melhoria contínua da gestão de SSMA entre as empresas associadas do Polo Industrial de Camaçari, por meio de troca de experiências e de rigorosa auditoria.
Este ano, mais de 50 auditores e muitos observadores de diferentes empresas auditaram as empresas participantes da premiação no período de julho a outubro. “Após quatro anos sem auditorias do PPSSMA, em função da pandemia, retomamos de forma híbrida, com parte dos 1400 quesitos respondida e mostrando evidências de atendimento às exigências do Guia do Cofic de forma online e parte da auditoria com visitas às instalações das empresas de forma presencial”, informa Aurinézio Calheira, superintendente de SSMA do Cofic.
Ele ressalta que o Guia de Auditoria de SSMA do Cofic é um dos mais detalhados protocolos de avaliação que existem no país, com 19 elementos de gestão e mais de 1400 quesitos, incluindo apresentação de mais de 2500 evidências pelas empresas, além de entrevistas com diretores, empregados e contratados.
Com o reconhecimento do Prêmio Polo SSMA, no dia 10 de novembro, as empresas que conquistarem a categoria Ouro também poderão ser agraciadas com mais um ano no prazo de licenciamento pelo Inema e não precisarão fazer a autoavaliação para o Programa AR da Abiqum. Isso porque o Guia de Auditoria do SSMA do Cofic é um dos mais rigorosos parâmetros de avaliação da indústria nacional.