Com capacidade instalada de produção de 55 mil toneladas/ano de negro de fumo, usado sobretudo como carga de reforço para a borracha no segmento automotivo (pneus), a Birla Carbon celebra 15 anos no Polo Industrial de Camaçari. Referência nas melhores práticas de segurança, saúde e meio ambiente, a unidade foi recentemente reconhecida pela ICBA (International Carbon Black Association) - pelo terceiro ano consecutivo, na categoria Ouro -, por um desempenho em segurança acima da média da indústria. A fábrica também se orgulha do status de zero acidentes nos últimos 10 anos.
“A marca que a nossa fábrica atingiu é consequência de um trabalho constante de conscientização, buscando o engajamento de todos, compreendendo que o retorno dos colaboradores para a sua família e suas casas não tem preço. E esse é o nosso propósito principal”, afirma Ricardo Bandeira, gerente geral da Birla Carbon em Camaçari.
Segundo o gerente, desde que a unidade iniciou suas operações em 27 de agosto de 2007 tem sido reconhecida como uma das plantas industriais com a melhor performance na fabricação de negro de fumo, matéria-prima amplamente utilizada pelas indústrias de pneus, plásticos, artefatos de borracha e de tintas, atendendo aos principais clientes da região. Ele informa que a fábrica da Bahia cobre 90% do mercado local, além de proporcionar a produção de novos produtos, visando expandir a aplicação do negro de fumo para os clientes locais.
“Os investimentos feitos nos anos recentes tem proporcionado a possibilidade de estarmos sempre um passo à frente na busca pela excelência operacional, com as melhores práticas em segurança, sustentabilidade e qualidade, para termos a certeza de que estamos entregando produtos com alto desempenho aos nossos clientes, que será refletido no final da cadeia com a satisfação pelo consumidor final”, ressalta Bandeira.
Vale destacar que a Birla Carbon também está envolvida em atividades de responsabilidade social com a comunidade local, com o engajamento dos seus colaboradores. Ao longo dos 15 anos de existência, cerca de 1.400 estudantes de escolas públicas locais tiveram a oportunidade de visitar a empresa ou participaram das ações do Programa Voluntário de Valor, que conta com a ação dos colaboradores voluntários, permitindo a crianças e jovens conhecerem sobre o produto negro de fumo e sua importância no dia a dia das pessoas, bem como o papel da indústria química para a sociedade.
“Celebrar esses 15 anos é muito especial para todos nós, principalmente para aqueles que trabalharam desde a construção da fábrica até a primeira produção do negro de fumo aqui na Bahia. Enfrentamos muitos desafios ao longo desses anos e, mesmo assim, a fábrica de Camaçari continua sendo uma boa referência para nosso negócio”, destaca Priscila Centrone, coordenadora de Recursos Humanos. Ela complementa que, “além do cuidado que temos com nossos colaboradores e suas famílias, sempre buscamos incentivá-los a compartilhar a força, sendo parte das nossas ações do programa de voluntariado, pois entendemos que a contribuição dos nossos times, por meio das experiências de vida que eles possuem e os desafios superados na carreira, podem inspirar esses jovens a se tornarem futuros colaboradores da Birla Carbon. E esta contribuição também gera o sentimento de valorização dos nossos colaboradores para a empresa”.