O simulado geral para controle de emergência no Polo de Camaçari e o simulado na comunidade, ambos realizados em novembro, avaliaram os sistemas e procedimentos coletivos de segurança e comunicação do maior complexo industrial da América Latina. Coordenado pelo Cofic e Bayer, o simulado geral foi considerado positivo por todos os envolvidos, incluindo os profissionais de mais de 70 empresas e os parceiros externos da Defesa Civil de Camaçari, CCR Metro, Bahia Norte e Polícia Militar (CIPE, PMRV, 12o Batalhão, 36ª Cia de Camaçari e Graer). Também foi bem avaliado o simulado realizado na comunidade, envolvendo os bairros Entrocamento, em Dias d'Ávila, e Gleba A, em Camaçari, com a participação de representantes do Nudec, do Cofic e da Defesa Civil de Dias d'Ávila.
“O simulado geral do Polo de Camaçari foi uma grande experiência para todos os participantes. Testamos ações de organização a combate e controle de emergência e nisso destacamos a gestão da Bayer, o trabalho do Comitê de Crise do Polo e a discussão técnica de atendimento às supostas vítimas pela CST/PAME”, afirma Aurinézio Calheira, superintendente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Cofic.
Realizar treinamentos preventivos de segurança, como os dois simulados, é parte da rotina do Cofic como associação que reúne mais de 80 empresas do complexo industrial baiano. “A grande contribuição de um simulado é aprimorar o sistema de gestão para combate e controle de emergência, verificando as ações que competem a cada profissional envolvido”, informa Calheira, ressaltando que “neste tipo de exercício são identificadas oportunidades de melhorias do plano de emergência dos órgãos públicos, das empresas e, especialmente, da Defesa Civil dos municípios”.
Simulado geral do Polo
O simulado geral do Polo no dia 17 de novembro foi realizado virtualmente, através da plataforma Teams, e simulou a ocorrência fictícia na Bayer. No total, 115 participantes, incluindo profissionais de segurança, saúde e segurança patrimonial das empresas, além dos parceiros externos, testaram os procedimentos de segurança e comunicação do Plano de Contingência do Polo (PCP), especialmente os recursos técnicos do Plano de Auxílio Mútuo – PAM, e do Plano de Atendimento Médico Emergência - PAME.
“Para além dos limites de uma das unidades do complexo industrial e envolvendo todas empresas que operam no Polo de Camaçari, podemos identificar oportunidades de melhoria, fortalecer a cultura de segurança, otimizar o tempo de resposta e aumentar a capacidade de ação das organizações, dos nossos times de resposta a emergência e agências ou instituições parceiras”, afirma Rodrigo Pimentel Santos, gerente de Sustentabilidade, Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade (SSHEQ) da Bayer.
Simulado na comunidade
Já o Simulado na Comunidade contou com cerca de 40 participantes do Núcleo de Defesa Comunitária (Nudec), do Cofic e da Defesa de Camaçari, que teve uma atuação importante com seus integrantes. No exercício, foram acionados a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, órgãos de trânsito, SAMU e secretarias do município de Dias d'Ávila para checar contato e disponibilidade de recursos para atender a emergência.
“A atuação dos membros da Defesa Civil de Dias d'Ávila foi um dos pontos altos do simulado, assim como o envolvimento e comprometimento dos voluntários do Nudec”, afirma Aurinézio Calheira. Na oportunidade, foram testados os sistemas de comunicação propostos no Plano de Emergência da Comunidade - PEC. Afinal, “comunicar bem, claramente e, principalmente, seguir o passo a passo de acordo com o plano estabelecido pelo PEC é a chave para o sucesso em uma resposta à emergência”, ressalta Paulo Ribeiro, especialista em Segurança e consultor do Cofic para o PEC.