Nota de esclarecimento 3 - Porto de Aratu

Os trabalhos de combate ao incêndio iniciado no dia 17/12 no navio Golden Miller, atracado no Porto de Aratu, apresentam avanço progressivo para extinção definitiva do fogo, com o suporte de brigadas especializadas em eventos desta natureza.

De acordo com informações do armador, a emergência começou na casa de máquinas do navio que fazia o carregamento de 5.800 toneladas de Propeno com destino ao México. A tripulação foi desembarcada com segurança. Segundo a Capitania dos Portos, houve o registro de duas pessoas com ferimentos leves que receberam atendimento ambulatorial no local e foram liberadas em seguida.

O transporte do Propeno é feito do Polo de Camaçari para o Porto de Aratu através de dutovia, considerada mundialmente um dos sistemas mais seguros para a movimentação de produtos químicos. Em Aratu o produto é armazenado em um terminal especializado de gases líquidos (Tegal) de onde é bombeado para os navios. O Propeno é um gás similar ao GLP e as medidas de segurança para o seu transporte marítimo são semelhantes ao deste produto, conhecido como gás de cozinha.

Por medida preventiva, a Cetrel – empresa de proteção ambiental do Polo de Camaçari – foi acionada para fazer o monitoramento da qualidade do ar da área e das comunidades do entorno. As causas do acidente serão apuradas pelo armador do navio e pelos órgãos competentes.  

Comitê de Fomento Industrial de Camaçari

Superintendente de Comunicação do Cofic

Érico Oliveira

Tel: 3634-3400/99676992

18.12.2013

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440