Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Basf e Rede Asta impulsionam o artesanato em Camaçari

A Basf e a Rede Asta, via Lei de Incentivo à Cultura, estão desenvolvendo um projeto voltado para o reconhecimento e a valorização do artesanato baiano em Camaçari, apoiando diretamente os artesãos do Centro de Artesanato de Sucupió. O projeto Rede Asta Exposição, Design e Sustentabilidade reúne 30 artesãos para compartilhar ideias e desafios em oficinas com designers renomados para a criação de novos produtos, como os confeccionados com o trançado da tala do dendê, matéria-prima extraída na região e utilizada para cestaria.

O grupo recebe mentoria e acompanhamento da aplicação dos conceitos e conteúdos técnicos aprendidos na produção dos produtos. Logística, artesanato, precificação e design são alguns dos conhecimentos compartilhados pelos mentores e monitores contratados para o projeto, que é capitaneado pelo design baiano Rodrigo Lira, que atua há mais de 20 anos na área de design ligado ao artesanato.

“Esse projeto é muito gratificante. Veio expandir nosso trabalho, porque muitas pessoas não sabem o que a gente faz. A gente vai aprendendo coisas novas, fazendo coisas novas. Estou gostando muito”, afirma a artesã Sileusa Fonseca de Souza, filha de dona Lourdes, que trabalha há 23 anos na comunidade, vivendo do artesanato.

O resultado do projeto será a realização de uma exposição que pretende contar a história desses artesãos da comunidade de Sucupió, resgatando sua cultura, e apresentando 30 peças inéditas, fabricadas com diferentes técnicas e designs, cocriadas pelo grupo, para comercialização e ampliação de vendas e recursos à região.

O projeto faz parte da estratégia de engajamento social da Basf para fortalecer a economia local. ‘‘Essa estratégia tem como objetivo contribuir para transformação da sociedade com ações como voluntariado, doações, patrocínios, engajamento de vizinhos, negócios sociais, marketing relacionado à causa para promover a sustentabilidade da empresa e da sociedade“, afirma Tania Oberding, diretora Industrial do Complexo Acrílico da Basf em Camaçari.

De acordo com a diretora, a estratégia da Basf está baseada em dois pilares: valor compartilhado, para contribuir com o desenvolvimento socioambiental e, ao mesmo tempo, realizar negócios rentáveis e cidadania corporativa, a fim de participar do desenvolvimento social das comunidades em que a Basf está presente. Em 2021, mais de 2,5 milhão de pessoas foram impactadas por projetos e iniciativas de engajamento social da Basf na América do Sul, incluindo ações de voluntariado e de combate à Covid 19, como doação de cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade, álcool em gel, produtos de higiene e limpeza.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440