A Acelen completou em dezembro último seu primeiro ano de gestão da Refinaria de Mataripe, responsável por 14% da capacidade total de refino do país e metade do Nordeste. Com investimento de R$ 1,1 bilhão, quase a metade deste valor (R$ 500 milhões) foi destinada às paradas programadas para modernização de 11 unidades operacionais. A previsão é que esse trabalho seja concluído até abril deste ano, quando a empresa espera alcançar 97% de capacidade instalada, quase 50% superior à média registrada em 2021, que foi de 65%.
“O processo de modernização tem proporcionado à companhia ampliar e diversificar seu portfólio, ganhando market share num curto espaço de tempo e, ao mesmo tempo, garantindo segurança no abastecimento do mercado regional e nacional. Hoje, passado o primeiro ano de gestão, podemos dizer que o Brasil já conta com uma refinaria muito mais moderna e eficiente”, afirma Luiz de Mendonça, CEO da Acelen.
Segundo Mendonça, junto com a renovação da planta, a Acelen lançou novos produtos, como o propano e o butano especial, além de solvente, que se juntaram à cesta de mais de 30 produtos do portfólio da refinaria. Neste primeiro ano, a planta ainda bateu recorde de produção de diesel e asfalto, e tornou-se a maior fabricante de parafina da América Latina.
“Foi um ano de muitas conquistas e também para consolidar a visão do que a gente pode transformar e explorar oportunidades para a refinaria. Foi o primeiro passo da jornada da Acelen. Nosso objetivo é ir além, liderar a transição energética no país e ser referência em excelência no setor”, ressalta Mendonça.
Responsabilidade socioambiental e apoio ao esporte
Além da operação e produção, a gestão também priorizou, neste primeiro ano, as ações de responsabilidade socioambiental. A empresa investiu R$ 60 milhões em equipamentos e tecnologias para reduzir a emissão de particulados na operação e a geração de gases de efeito estufa, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar.
Em outra frente, a Acelen foi pioneira no Brasil em trazer do Congo a primeira carga de petróleo com neutralização de todo o carbono gerado na logística marítima para ser processado na refinaria. Em dezembro, a empresa repetiu a dose com a importação de dois milhões de barris de petróleo vindos de Angola em supernavio com pegada zero de carbono no transporte marítimo, a partir de créditos advindos de um projeto local, de manejo sustentável no Aterro Sanitário de Salvador para produção de bioenergia, beneficiando a Bahia.
Na área social, a Acelen apoiou projetos em prol do desenvolvimento social e econômico da região. Entre as iniciativas estão a parceria com a Fundação Banco do Brasil para a qualificação profissional de 200 jovens em situação de vulnerabilidade social e capacitação de organizações da sociedade civil, a adoção de turmas do ensino fundamental das Obras Sociais de Irmã Dulce e a parceria com a Unicef para oferecer mais saúde e higiene para 32 escolas, amparando mais de 6 mil pessoas contra a Covid-19.
Ainda com o propósito de promover o desenvolvimento coletivo, desde abril, a Acelen patrocina os times femininos e masculinos de futebol do Bahia e Vitória. Com o patrocínio da empresa, o time das mulheres rubro negras, que havia sido cancelado por falta de verba, retomou as atividades. Além disso, em apoio à Campanha Outubro Rosa, de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a Acelen junto com o Esporte Clube Bahia e o Grupo CAM disponibilizaram duas mil mamografias. Destas, 1,5 mil foram oferecidas de forma gratuita a mulheres das comunidades do entorno da Refinaria de Mataripe.