Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Siemens Gamesa investe na capacitação de pessoas com deficiência

A Siemens Gamesa investe na capacitação de pessoas com deficiência para o mercado de trabalho, em parceria com o Senai Bahia. Trata-se do Projeto Diversificar O objetivo é preparar profissionais para ingressar no mercado eólico. Segundo a empresa, este é o primeiro programa de capacitação para pessoas com deficiência (PCD) do setor de energia eólica. Após treinamento realizado presencialmente desde agosto do ano passado, no Senai Camaçari, 14 profissionais concluíram em 30 de janeiro o curso de Qualificação Profissional para Operador Autônomo. Todos estão aptos para o trabalho. 

“Passamos poucas e boas até chegar ao final do curso e o objetivo foi e sempre será o de ingressar em uma nova tecnologia que o Brasil hoje está demandando de mão de obra qualificada”, afirma Joabe Vitório da Silva Santos, ressaltando que “eu não saí do curso do mesmo jeito que entrei, estou mais qualificado, mais capacitado e com uma nova visão de mercado”

O objetivo do programa é oferecer qualificação e desenvolvimento para profissionais com deficiência na região de Camaçari, assegurando uma boa formação técnica para a inclusão com autonomia no mercado de trabalho. Vale destacar que esta primeira turma do curso de Qualificação Profissional para Operador Autônomo incluiu também conhecimentos sobre NR 35, Ponte Rolante, Operação de Plataforma Elevatória e Orientação e Desenvolvimento Pessoal.

Para a empresa, “a preparação de trabalhadores com deficiência é um desafio para todo o setor. Por isso, essa iniciativa deve gerar um impacto positivo tanto para nós, quanto para a sociedade, já que diversas famílias passarão a ter oportunidade de emprego e de renda - e não apenas na nossa companhia”.

“Esse curso marcou minha vida, abrindo os horizontes para estar buscando mais conhecimentos e investir no futuro, abrindo as portas para mais oportunidades que a gente está em busca”, afirmou Jacson Cabral Costa Menezes. O que também foi enfatizado pelo seu colega: “gostaria de expressar o quanto esse curso foi importante, pois me permitiu ingressar em uma nova área de atuação, expandindo assim meus conhecimentos e, como diz o slogan do Senai, pelo futuro do trabalho”, diz Marcelo Britto de Souza. 

A empresa informa ainda que “o Projeto Diversificar faz parte da nossa cultura de trabalho voltada à diversidade para que possamos ser mais fortes a partir das diferenças. Além da inclusão de pessoas com deficiência, seguimos buscando promover a igualdade de gêneros, étnica, etária, de nacionalidade e religiosa, além da inclusão da comunidade LGBTI, entre outras iniciativas”.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440