A Basf anuncia o patrocínio para 27 projetos culturais, esportivos, sociais e ambientais este ano de 2023, por meio de leis federais de incentivo e em parceria com o Banco de Incentivados da Prosas (BIP), plataforma cuja tecnologia conecta patrocinadores e projetos de impacto social. A empresa fará aporte em iniciativas que valorizem educação científica, empregabilidade e educação ambiental, proteção dos recursos naturais e da biodiversidade, priorizando as comunidades próximas às suas unidades.
De acordo com a Basf, “as iniciativas selecionadas serão implementadas nos municípios onde a companhia tem unidades produtivas: Camaçari (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE), São Bernardo do Campo, Guaratinguetá, Indaiatuba, Jacareí e Santo Antonio de Posse (SP), além de cidades estratégicas para seus negócios, como São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Manaus e Salvador. A empresa também patrocinará empreendedores culturais que estão solicitando apoio pela primeira vez e que atuarão em cidades do Nordeste”.
“Promover impacto positivo faz parte da estratégia de engajamento social da empresa. Temos identificado oportunidades de conectar vários segmentos da sociedade, gerando valor financeiro, social e ambiental para todos”, afirma Tânia Oberding, diretora do Complexo Acrílico da Basf no Polo Industrial de Camaçari. Ela ressalta que essas ações conectam a estratégia da empresa com as necessidades das comunidades, que terão acesso aos projetos culturais, esportivos e sociais de forma gratuita. “Dessa forma, a empresa se posiciona como geradora de valor também para a comunidade, ao exercer sua cidadania corporativa”.
Vale registrar que os projetos que serão apoiados pela empresa neste ano também devem contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), com foco em empregabilidade, educação científica, priorização transversal de grupo minoritário, educação ambiental e proteção dos recursos naturais e biodiversidade.
Além de projetos com incentivo fiscal para patrocínio, a Basf também fomenta, com recursos próprios, projetos com impacto social. A empresa informa que, em 2022, quase 600 mil pessoas foram beneficiadas pelas 197 ações de engajamento social da Basf na América do Sul. O impacto partiu tanto da rede de parceiros da empresa, como também de seu programa de voluntariado, que conta com cerca de 1 mil colaboradores em todo o continente.
Sobre a Basf Camaçari
A Basf iniciou suas operações no Polo Industrial de Camaçari em 1978. Em 2015, inaugurou o Complexo Acrílico, o maior investimento do grupo na América do Sul, fortalecendo a sua posição de liderança regional na cadeia de valor de acrílicos. A unidade baiana tem capacidade de produção de mais de 320 mil toneladas/ano de produtos como superabsorventes (SAP), ácido acrílico e acrilato de butila, que são matérias-primas para a produção de fraldas, tintas, tecidos, adesivos e materiais para construção civil.