A Basf, em parceria com a Secretaria de Cultura de Camaçari e a Forma Cultural Edições de Artísticas, lança o projeto Tocar & Encantar para oferecer iniciação musical aos estudantes da rede pública de ensino do município. Crianças e adolescentes da comunidade de Barra do Pojuca terão aulas gratuitas de violão e flauta-doce no Centro Cultural, inaugurado em dezembro de 2022. O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e já beneficiou mais de cinco mil estudantes nas cidades de Itu, Indaiatuba e Jundiaí, no estado de São Paulo.
Este é mais um projeto que a Basf patrocina na comunidade no entorno do seu complexo acrílico do Polo de Camaçari. “Um dos pilares de nossa estratégia de engajamento social é o de Cidadania Corporativa. Nós nos comportamos também como agentes de transformação social em prol de causas comunitárias e sociais, como a educação de qualidade. Esse é mais um esforço da Basf ao reforçar nosso comprometimento com a região”, afirma Tania Oberding, diretora Industrial do Complexo Acrílico da Basf. Ela informa que a empresa também patrocina projetos de engajamento social voltados para empregabilidade, educação científica e ambiental, além de proteção dos recursos naturais e da biodiversidade.
Este projeto faz parte dos objetivos da empresa de fortalecer o relacionamento com a comunidade a partir do desenvolvimento social. Ao longo do último ano, mais de 603 mil pessoas foram beneficiadas pelas mais de 237 ações de sociais e ambientais de engajamento da Basf na América do Sul. O impacto partiu tanto da rede de parceiros da empresa como também de seu programa de voluntariado.
O projeto Tocar & Encantar chega a Camaçari com 60 vagas para crianças e adolescentes de Barra do Pojuca, sendo 30 vagas para violão e 30 para flauta-doce. O curso de flauta doce é voltado para crianças de 7 a 10 anos e o de violão para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos. As aulas acontecem no período do contraturno escolar durante o ano letivo de 2023. As inscrições permanecem abertas até o preenchimento total das vagas e podem ser feitas na própria sede onde acontece o evento, no Centro Cultural Barra do Pojuca (Rua Filogônio Gomes de Oliveira, S/N), das 8h às 12h e das 13h às 17h.