Para viabilizar a implantação da unidade industrial da empresa chinesa Sinoma Wind Power Blade (Brazil), o prefeito de Camaçari, Elionaldo Araújo, assinou o protocolo de intenções para a instalação, no município, da maior fabricante independente de pás eólicas do mundo. A nova fábrica deve gerar, inicialmente, 550 empregos diretos e 1.600 indiretos. A unidade funcionará na antiga sede da empresa Tecsis, na Via Atlântica, mais conhecida como Estrada da Cetrel. A previsão é de que a empresa inicie a produção no próximo mês de julho.
Com investimentos anunciados da ordem de R$ 104 milhões, a nova fábrica será a primeira filial da Sinoma Wind fora da China. “Por duas razões escolhemos Camaçari: primeiro porque o estado da Bahia tem um mercado maior em termos de energia eólica. E a segunda razão é porque aqui já existiu uma fábrica de pá eólica, então isso facilita”, afirmou Xue Ling, gerente geral da empresa chinesa no Brasil.
O presidente da Câmara de Vereadores de Camaçari, vereador Flávio Matos, colocou o Poder Legislativo à disposição para acelerar o processo de instalação da empresa. “Já temos legislações aprovadas na Casa do Povo, a exemplo do Programa Invista Camaçari, que permite algumas isenções. Tenho certeza que contarei com o apoio dos demais vereadores para trazer a Sinoma ou qualquer outro empreendedor que queira vir para a nossa cidade. Que a gente abra as portas, acelere os processos, para que aprovemos o que eles precisarem. Precisamos garantir que essa geração de emprego aconteça. Afinal o emprego é o maior programa social que existe”, destacou.