O Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) lança o Prêmio de Educomunicação Digital 2023 para estudantes das escolas públicas de Camaçari e Dias d’Åvila. Nesta terceira edição, o tema será o mesmo do ano passado: Alunos, Escola e Comunidade. O objetivo é oferecer atividades educativas que contribuam para o aprimoramento das habilidades dos estudantes na utilização de ferramentas digitais que facilitem o desenvolvimento de suas atividades escolares socioeducativas. As inscrições estão abertas de 19 de abril a 12 de maio, no link: https://bit.ly/premioeducomdigital2023. Para se inscrever, os estudantes devem escolher a linguagem para desenvolver suas peças de comunicação: Podcast - produto de áudio, Vídeo com dispositivos móveis ou Fotografia com celular.
Essa é mais uma iniciativa das empresas do Polo de Camaçari, em parceria com as escolas e secretarias de Educação de Camaçari e Dias D’Ávila, e realização da Cipó Comunicação Interativa. “O Prêmio de Educomunicação Digital é mais do que uma premiação, é um fomento para processos educativos lúdicos, que integra a escola e que promove a participação efetiva dos estudantes, utilizando os meios digitais para ampliar seu processo formativo. A premiação contribui tanto para o processo formativo individual dos estudantes, como para a mobilização da própria comunidade escolar em um processo de construção significativa para melhoria da qualidade da educação pública de Camaçari e Dias d'Ávila”, afirma Nilton Lopes, coordenador da Cipó Comunicação Interativa.
De acordo com o regulamento da premiação, serão inscritos até 180 estudantes para participar da fase inicial do prêmio, sendo 90 de Camaçari e 90 de Dias D’Ávila. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição. Os estudantes inscritos participarão de um processo de formação, com oficinas e todas as atividades em formato virtual. Ao final, a Comissão de Avaliação escolherá 60 estudantes entre os 180 inscritos para a etapa final do prêmio, que inclui mentoria, acompanhamento, avaliação e premiação.
O processo de formação começa em maio e vai até novembro, com orientação pedagógica da Cipó Comunicação Interativa. No período de 22 a 31 de maio acontecerão as oficinas iniciais nas linguagens Áudio/Podcast, Vídeo com dispositivos móveis e Fotografia com celular para os 180 estudantes inscritos. No dia 8 de junho será divulgada a lista dos alunos classificados para a etapa final do prêmio. A partir de junho acontecerão as oficinas educomunicativas sobre o tema da premiação e as oficinas avançadas das linguagens, além de oficinas dirigidas para professores (mentorias e mostra de qualificação). O evento de premiação está previsto para o dia 30 de novembro. Os estudantes ganhadores serão premiados com equipamentos e dispositivos digitais que facilitem suas atividades escolares.