O Conselho Comunitário Consultivo do Polo de Camaçari e o Núcleo de Defesa Comunitária (Nudec) retomam suas atividades de 2023 com uma agenda de reuniões e treinamentos. Depois dos anos de pandemia e da aprendizagem online, os encontros agora acontecem tanto presencialmente como de forma virtual, a depender da atividade e disponibilidade dos participantes. A segunda reunião do Conselho este ano acontece online, no dia 28 de abril, com apresentação da Braskem (Compromisso Braskem com as Comunidades) e da Cetrel (Atualização de Informações sobre Emissões Atmosféricas).
“Reiniciar um ano de atividades é sempre um momento de grandes expectativas, principalmente quando viemos de dois anos de pandemia. Este é, de fato, um momento de grande celebração, principalmente pela possibilidade de estarmos juntos presencialmente, como está sendo no Nudec”, afirma Kharis Lane, voluntária do Nudec e também integrante do Conselho Comunitário. E falando em expectativas, ela ressalta: “Este ano esperamos também a desenvolver trabalhos presenciais nas comunidades, como plantio, feiras de saúde, palestras etc. Os desafios são cotidianos e precisam sempre ter um olhar mais presente, para que possamos, através das práticas de conscientização, nos diversos aspectos que envolvem nossa atuação na comunidade, tratarmos de prevenção”.
Oficinas
As atividades do Nudec começaram em março e prosseguem até dezembro, com oficinas, cursos e também atividades junto às comunidades, sob a coordenação dos professores Jorge Amaral e Célia Urpia. Neste mês, acontecem duas oficinas. A próxima será no dia 25 (terça-feira), das 19 às 21h, por meio digital, sobre “Conceito de liberdade e autonomia junto às lideranças comunitárias”. Em maio, serão mais duas oficinas: dia 6 (sábado presencial), das 8 às 12h, sobre “O Papel do multiplicador comunitário na sua prática de voluntariado”, e dia 30 (terça-feira online), sobre “Agenda 2030 da ONU e a imprescindível conexão da ação comunitária com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.
“Estamos confiantes de que neste ano de 2023 possamos levar nosso aprendizado à prática de lidar com os conflitos, propagando a cultura da paz e a consciência de que precisamos tornar nossas comunidades cada vez mais sustentáveis, em uma relação de comum unidade com as instituições que nos cercam”, ressalta Eralda Rocha, voluntária do Nudec. Para o Conselho Comunitário, ela sugere que “o grupo sensibilize as empresas a buscar projetos voltados para os jovens, para a conscientização da sustentabilidade, desenvolvendo também um olhar para a saúde dos trabalhadores fora do mercado de trabalho”.
Composição
Composto atualmente por mais de 60 voluntários, o Nudec tem como missão contribuir para maior segurança e proteção das comunidades vizinhas ao Polo de Camaçari. Entre seus objetivos estão informar, orientar e tranquilizar a comunidade em situações de emergência no Polo, em apoio ao Plano de Emergência do Polo para a Comunidade - PEC, além de desenvolver ações de sensibilização na comunidade para questões socioambientais.
Com 24 integrantes, o Conselho Comunitário Consultivo do Polo de Camaçari foi o primeiro a ser instalado em um complexo industrial no país, em dezembro de 1994. Com sua atuação contribui para a consolidação de uma cultura de diálogo entre empresas e comunidade no complexo industrial baiano, tornando-se referência para a implantação de iniciativas similares em outras regiões do país.