Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Comitê de Fomento Industrial (Cofic), por meio da sua Comissão de Comunicação e Responsabilidade Social, realiza uma nova edição do Fórum de Sustentabilidade do Polo de Camaçari. Desta vez, está na pauta o debate sobre ESG - uma visão aplicada ao complexo baiano. Já totalmente integrado ao mundo corporativo, o ESG se refere a questões ambientais, sociais e de governança e é uma maneira de mensurar o impacto que as ações de sustentabilidade têm nos resultados das empresas e também na comunidade. O evento será realizado online, no dia 6 de junho, das 14h30 às 16h, e contará com apresentação de boas práticas que vêm sendo implementadas nas empresas Acelen, Bayer, Bracell e Braskem.
“Vamos discutir, socializar e estimular boas práticas de ESG no Polo Industrial de Camaçari”, afirma Érico Oliveira, superintendente de Desenvolvimento e Comunicação do Cofic, informando que o Fórum de Sustentabilidade 2023 é aberto para profissionais das empresas do Polo, de entidades e instituições parceiras, além de representantes das comunidades. A expectativa, segundo ele, “é abrir um espaço para troca de experiências e aprendizado entre os participantes”.
A programação do Fórum de Sustentabilidade do Polo de Camaçari 2023 terá como convidada especial Rebeca Venancio, analista sênior de Sustentabilidade Aplicada da Fundação ECO+, onde desenvolve projetos personalizados para as diferentes cadeias de valor, visando apoiar estrategicamente o negócio na sua jornada em sustentabilidade. Rebeca é graduada em Ciência e Tecnologia (2018) e Engenharia Ambiental e Urbana (2021) e graduanda em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do ABC (UFABC).
Vale lembrar os debates promovidos pelo Cofic no Fórum de Sustentabilidade nos últimos anos. Em 2020, em plena pandemia, o Fórum discutiu os Desafios da Sustentabilidade Ambiental em Tempos de Covid-19. Em 2021, abordou a sustentabilidade e gestão ambiental, sob o ponto de vista da tecnologia e da inovação, com experiências de reúso de água, redução de resíduos e uso de energias renováveis. Na oportunidade, o Cofic e a Secretaria de
Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE) lançaram a Campanha de Proteção ao Anel Florestal.
Em 2022, o debate girou em torno do tema Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental, com abordagens sobre os programas de responsabilidade social e o seu impacto nas comunidades. Este ano, com o foco nas práticas de ESG, o Fórum avança no debate sobre a sustentabilidade empresarial de forma mais ampla, incluindo as áreas ambiental, social e de governança.