O maior complexo industrial do Hemisfério Sul fica na Bahia e é possível visitar e conhecer pela Internet. Basta acessar o Memorial Virtual do Polo de Camaçari para fazer um verdadeiro tour pelas empresas, além de saber sobre as contribuições econômico-sociais, os desafios, as oportunidades e os marcos históricos deste grande empreendimento, que gera cerca de 40 mil empregos (10 mil diretos + 30 mil indiretos), tem faturamento da ordem de 15 bilhões de dólares/ano e uma capacidade produtiva superior a 12 milhões de toneladas/ano de produtos químicos, petroquímicos básicos, intermediários e finais.
Na Bahia, o Memorial do Polo está entre os espaços pioneiros que adotaram o modelo virtual. “Essa experiência contribuiu para facilitar o acesso e ampliar o público, deixando o Polo de Camaçari mais próximo de estudantes, professores, empresários e diversos outros interessados”, afirma Érico Oliveira, superintendente de Desenvolvimento e Comunicação do Cofic.
O Memorial Virtual do Polo foi criado pelo Cofic durante a pandemia, no período em que as visitas ao Memorial instalado na Cidade do Saber, em Camaçari, estavam suspensas. As 22 empresas de diferentes segmentos industriais exibidas no site representam um recorte expressivo do conjunto de mais 90 empreendimentos que integram o Polo Industrial de Camaçari.
Para quem nunca teve a oportunidade de conhecer o Polo, o Memorial Virtual propicia uma visão abrangente do complexo industrial, muito próxima do real. Com o uso de tecnologias digitais e efeitos virtuais em 3D, o usuário pode visualizar as instalações industriais, as vias de acesso e o Anel Florestal, além de fotografias e textos informativos (http://memorialvirtualpolo.com.br).