Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Empresa chinesa BYD confirma instalação de fábricas de carros elétricos no Polo de Camaçari

A maior fabricante de carros elétricos do mundo, a chinesa BYD – “Build Your Dreams” confirmou: investirá R$ 3 bilhões para instalar três fábricas no Polo Industrial de Camaçari. As unidades irão produzir chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, e processar lítio e ferro fosfato. A primeira planta industrial da BYD nas Américas deve entrar em operação no ano que vem. A previsão é de gerar mais de 5 mil empregos diretos e indiretos. A empresa garantiu que promoverá treinamento e capacitação dos profissionais, priorizando a contratação de mão de obra local.

“As novas fábricas no Brasil vão permitir a introdução e aceleração da eletromobilidade no país, um movimento-chave para combater as mudanças climáticas e, de fato, melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma Styela Li, vice-presidente global, CEO para as Américas e presidente da BYD Brasil. Ela assegurou que “a contribuição social será significativa. Queremos contratar mão de obra local ainda este ano, para que já comecem a receber todo o treinamento e transferência de conhecimento necessários. Na BYD, temos o forte compromisso de contribuir e gerar valor para os brasileiros”.

Segundo a CEO, o novo complexo da BYD no Polo de Camaçari será um polo de atração de fornecedores, seja na área de peças técnicas ou de serviços. A empresa anunciou que vai dar prioridade aos fornecedores locais. Para a realização das obras civis, Styela Li disse que a empresa também vai priorizar a contratação de empresas estabelecidas na região.

Incentivos

As negociações para atrair a montadora foram iniciadas em 2022, com a assinatura do protocolo de intenções entre a BYD e o Governo da Bahia. Em abril deste ano, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, visitou as unidades industriais da BYD na China, quando da visita do presidente Lula ao país asiático. Na solenidade de anúncio oficial da empresa, no último dia 4 de julho, o governador comemorou: “A BYD é uma empresa não só de veículos, é uma empresa de tecnologia e de inovação. E a Bahia está fazendo parte de um novo marco na produção de veículos, de máquinas, de ônibus. Nós vamos trabalhar diuturnamente para que BYD possa ter apoio do Governo do Estado”.

Para atrair a empresa chinesa, o governador informou a contrapartida do governo estadual: “Os incentivos são de duas frentes para garantir os estímulos para a produção. Na Bahia, temos uma lei que garante a redução do ICMS. E a BYD nos pediu a redução do IPVA. Os carros elétricos produzidos na Bahia, que rodarem aqui na Bahia, com valores até R$ 300 mil, serão isentos de IPVA no Estado”.

Centro de Inovação

Durante o anúncio oficial da instalação de fábrica de carros elétricos da BYD no Polo de Camaçari, a CEO Stella Li fez questão de destacar o potencial da empresa: “Nosso plano é criar o mais avançado carro elétrico aqui na Bahia. Temos o sonho de tornar a Bahia num centro da inovação e da alta tecnologia”. A fábrica de carros elétricos e híbridos terá capacidade para 150 mil unidades anuais, mas esse número, em fase posterior, pode dobrar.

O diferencial da empresa é apostar na transição energética com a mobilidade sustentável. Segundo Stella Li, atualmente, mais de 70 mil engenheiros trabalham na BYD para contribuir com o objetivo de reduzir a temperatura da Terra e contribuir para a preservação ambiental. “Vamos produzir ônibus, carros e caminhões elétricos, para que todos os veículos de passageiros tenham acessibilidade a essa tecnologia verde”, afirmou.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440