A Companhia Independente de Policiamento Especializado do Polo Industrial de Camaçari - Cipe Polo - completou 15 anos de atuação ampliando os serviços de segurança pública na região. A celebração do aniversário ocorreu no último dia 26 de julho, no auditório do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari, com a apresentação de 25 novos policiais militares recém-formados que passam a compor a Companhia, além da entrega de cinco novas viaturas padronizadas, fruto do Termo de Cooperação firmado entre a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP), o Cofic e a Associação de Empresas do Centro Industrial de Aratu (Procia).
A solenidade contou com a participação do secretário de Segurança, Marcelo Werner, do subsecretário Marcel de Oliveira, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, do comandante da Cipe Polo, major Carlos Vinícius de Almeida Campos, do presidente do Cofic, Carlos Alfano, e do superintendente geral do Cofic, Mauro Pereira, além de outras autoridades civis e militares e representantes das empresas do Polo.
Os 25 militares incorporados à Cipe Polo representam um aumento de 30% no efetivo. Eles concluíram o Curso de Instrução Básica de Adaptação e atuarão nos 13 municípios da RMS que a unidade dá suporte, garantindo um reforço no patrulhamento preventivo e repressivo, além da ampliação no combate à criminalidade. “Hoje consolidamos ainda mais o trabalho de uma unidade tão importante como essa. Unidos sempre somos mais fortes e com a chegada de mais efetivo e novas viaturas com certeza a segurança será mais reforçada”, afirmou o secretário da SSP, Marcelo Werner, durante a solenidade.
O secretário destacou “as parcerias com o setor privado para ampliar e fortalecer as ações de segurança pública também nas áreas industriais, entre as quais o Polo de Camaçari, cuja importância e contribuição para o desenvolvimento do estado da Bahia são indiscutíveis”. Disse ainda que o evento realizado no Cofic, com a presença de autoridades representativas de diferentes segmentos interessados, simboliza a materialização do que chamou de três “is”, ou seja, “investimento, integração e inteligência”, que considera “vitais para a melhoria e ampliação das ações de segurança pública no Estado”.
O superintendente Geral do Cofic, Mauro Pereira, agradeceu à Secretaria de Segurança do Estado da Bahia pelo aumento do contingente de policiais da base Cipe Polo e pela entrega das viaturas, ressaltando a importância do trabalho realizado pela Companhia ao longo dos seus 15 anos de existência e atuação nas áreas de influência do complexo industrial.
Durante a solenidade, o comandante da Cipe Polo, major Carlos Vinícius de Almeida Campos, garantiu que a Companhia se empenhará ainda mais com a segurança pública na região. “Vamos garantir esse trabalho ostensivo, repressivo, conjunto e com o apoio da tecnologia da SSP, através da parceria com a Stelecom e a SGTO, com o uso dos sistemas de Reconhecimento Facial e de Placas, além do uso dos rádios LTE”, disse.
Ao final da solenidade dos 15 anos da Cipe Polo, as autoridades foram conhecer o espaço em obras da Companhia, que terá uma quadra poliesportiva e uma piscina olímpica. Além do trabalho ostensivo, a Cipe Polo oferece o projeto Dragões Mirins para crianças carentes. Lá, elas aprendem técnicas de jiu-jitsu e, com os novos espaços, poderão treinar futebol e natação, fortalecendo o vínculo entre a polícia e a comunidade, prevenindo a violência e trazendo impactos positivos na região.