Considerado um dos mais bem equipados do país, o Centro de Treinamento de Controle de Emergências (CTCE), no Polo de Camaçari, está oferecendo uma grade variada de treinamentos (presenciais e virtuais), capaz de atender a cerca de 280 profissionais/mês. A sua estrutura operacional aproxima bastante os treinamentos da realidade de uma planta industrial, com simuladores de incêndio e de resgate em espaço confinado e altura. O CTCE oferece ainda a possibilidade de realizar grandes exercícios simulados e competições de brigadas.
O CTCE é um centro de treinamentos avançado “com o objetivo de nivelar os conhecimentos e práticas das brigadas do Polo no que diz respeito a Controle de Emergências”, afirma Marcos Oliveira, coordenador do CTCE. Ele explica que o Centro se caracteriza por manter um mesmo padrão de treinamento, mesma dinâmica, linguagem, estratégia, para todas as empresas do complexo industrial, em especial as que atendem ao Plano de Auxílio Mútuo (PAM).
Líder de Brigada, Combate a Incêndio, Resgate Operacional e Primeiros Socorros são alguns dos cursos que o CTCE oferece para os profissionais das empresas do Polo. Segundo Marcos Oliveira, a programação dos treinamentos oferecidos supre as necessidades das empresas do Polo, contribuindo para que estejam com seus treinamentos e procedimentos em dia, atendendo a critérios normativos/legais.
Uma grande vantagem do Centro de Treinamento de Controle de Emergências é estar situado no próprio Polo Industrial de Camaçari, nas instalações da Kordsa, junto ao PAME - a unidade médica de emergência equipada e preparada para atender as empresas do Polo associadas ao Cofic e suas contratadas. “É uma grande vantagem ter toda a estrutura do PAME a poucos metros do centro, garantindo atendimento imediato diante de uma eventual necessidade”, ressalta Marcos Oliveira.
Além da programação regular de treinamentos, Marcos Oliveira informa que o CTCE está equipado para atender turmas sob demanda das empresas. Para saber mais e agendar treinamento, basta acessar o site www.ctatreinamentos.com.br ou entrar em contato através do celular (71) 99691-1665 ou do e-mail ctce@ctatreinamentos.com.br.
NOTAS
Workshop sobre Proteção Auditiva
O Cofic, através da sua Comissão de Higiene Ocupacional, realiza no dia 22 de agosto, das 14h às 15h30, o workshop sobre Eficácia da Proteção Auditiva, com o engenheiro eletricista Rafael Gerges, mestre em Engenharia Mecânica na área de Acústica e Vibrações (UFSC), diretor técnico do LAEPI (Laboratório de Equipamentos Individuais) e membro da comissão de proteção auditiva da ABNT/CB-32 (Comitê Brasileiro de Equipamentos de Proteção Individual). O treinamento é voltado para os profissionais de profissionais de Higiene e Saúde Ocupacional, Segurança Industrial e demais interessados. Inscrições até o dia 21 de agosto, no link https://forms.office.com/r/yHhTJVTT6J
Basf apoia projeto de estudantes de Camaçari
A Basf e a Junior Achievement JA Bahia realizaram no último mês a segunda edição do projeto Vozes Jovens Para Um Futuro Sustentável, com a participação de 100 alunos da Escola Estadual Polivalente de Camaçari. Em equipe, os estudantes construíram soluções inovadoras com o apoio e mentoria de voluntários da empresa. O Grupo Menos é Mais foi o grande campeão com um aplicativo de combate ao desperdício de água. Agora, a partir de setembro, a Basf e a JA Bahia vão apoiar a equipe campeã com mentorias mensais até fevereiro de 2024 para desenvolver o projeto para captar investidores.
Acelen inaugura espaço para capacitação da comunidade
Com investimento de R$4,3 milhões, a Acelen, Fundação Banco do Brasil e AVSI Brasil inauguraram no dia 3 de agosto o espaço Acelen Acender para formação e capacitação das comunidades do entorno da Refinaria de Mataripe, em Candeias. O espaço iniciou as atividades com dois projetos: Jornada Jovem, com cinco meses de capacitação para 100 jovens de 15 a 29 anos e encaminhamento para o mercado de trabalho, e o Acelera OSC, com dois meses de formação e mentoria para 60 lideranças comunitárias de 30 Organizações da Sociedade Civil. Ainda este ano, será lançado um edital para apoiar 10 iniciativas sociais de organizações locais.