A companhia Build Your Dreams (BYD) vai iniciar as obras no Polo Industrial de Camaçari no próximo mês de outubro. O fundador e presidente global da BYD, Wang Chuanfu, confirmou a vinda à Bahia, em meados do próximo mês, para lançar a pedra fundamental das três fábricas que vão produzir carros elétricos, chassis de ônibus e beneficiamento de lítio. A montadora chinesa anunciou também que vai criar um centro de pesquisa e desenvolvimento local para, inicialmente, desenvolver uma tecnologia de um motor híbrido flex, visando o uso de etanol em conjunto com a propulsão elétrica.
Com o investimento de R$ 3 bilhões para instalar as três fábricas, a BYD prevê gerar mais de 5 mil empregos diretos e indiretos, garantindo que vai priorizar a contratação de moradores da região. Para agilizar o processo, a empresa anunciou também que vai levar pelo menos 100 profissionais brasileiros de diversas áreas para receber treinamento em suas instalações na China, a fim de ajudar a implementar os processos internos da montadora no Polo de Camaçari.
“Queremos contratar mão de obra local ainda este ano, para que já comecem a receber todo o treinamento e transferência de conhecimento necessários”, afirmou Styela Li, vice-presidente global, CEO para as Américas e presidente da BYD Brasil no lançamento do projeto. Ela confirmou que, para a realização das obras civis, a companhia “também vai priorizar a contratação de empresas locais”.
A fábrica de carros será a primeira unidade a iniciar as obras no Polo de Camaçari. A produção está prevista para começar em meados de 2024, com meta inicial de 150 mil unidades por ano, número que pode avançar para 300 mil veículos quando a unidade estiver em pleno funcionamento. Inicialmente, a BYD vai produzir dois modelos: o carro elétrico Dolphin e o SUV híbrido Song.
A linha de montagem da unidade de Camaçari seguirá o mesmo design da fábrica de Changzhou, na China, contando com o mesmo layout, áreas fabris e departamentos que já existem na Ásia, inclusive com alto grau de automação em todas as etapas. Lá, a fabricação de um carro leva em média quatro horas.
Centro de pesquisa e de desenvolvimento
Junto com o complexo fabril, a BYD vai investir também na instalação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, cujo desafio será desenvolver novos produtos e soluções focadas na região. Inicialmente, o time de desenvolvimento no Brasil vai desenvolver uma tecnologia de um motor híbrido flex, visando o uso de etanol em conjunto com a propulsão elétrica.
“Nós vamos trazer nosso time de experts de Engenharia para o Brasil porque, entendendo que o etanol também é um combustível de energia limpa, pesquisaremos e desenvolveremos modelos híbridos flex. Criaremos um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador para avançar com essa tecnologia, trazendo o know-how e treinamentos para transformar também a capital baiana no Vale do Silício brasileiro”, afirmou Tyler Li, CEO da BYD Brasil
A BYD tem cerca de 600 mil funcionários em todo o mundo, sendo que 80 mil são pesquisadores ou engenheiros envolvidos com o desenvolvimento de novas tecnologias. A empresa registra 15 patentes por dia na China e já tem 28 mil aprovadas em nível mundial.