A Braskem está com vagas abertas para o seu Programa de Estágio 2024 e anuncia que vai priorizar a contratação de mulheres, pessoas negras e pessoas com deficiência. Nesta edição, serão oferecidas 222 vagas para os cinco estados onde a companhia está presente (São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Alagoas). Na Bahia, são 45 vagas, sendo 28 para nível universitário (10 em Salvador e 18 em Camaçari) e 17 para nível técnico (todas em Camaçari). Os interessados podem se inscrever até o dia 11 de setembro pelo site https://www.braskem.com.br/carreira
O programa pretende atrair o público universitário e técnico com ênfase na contratação de mulheres, pessoas negras e pessoas com deficiência. A meta para o estágio universitário é contratar, do total de candidatos, pelo menos, 52% de mulheres, 45% de pessoas negras, além de preencher 15 vagas afirmativas para pessoas com deficiência. Para o estágio técnico, a meta é contratar pelo menos 52% de mulheres e 45% de pessoas negras.
“Temos priorizado a diversidade e a inclusão no programa ao longo dos anos, e seguiremos da mesma forma neste ciclo. Entendemos o Programa de Estágio como uma porta de entrada para o desenvolvimento de carreira e, por isso, temos um papel importante como empregador: o de potencializar o desenvolvimento de grupos sub-representados, que historicamente foram privados de oportunidades e acessos”, afirma Camila Fossati, diretora de Desenvolvimento Organizacional da Braskem. Para ela, contar com pessoas de origens, histórias, características e personalidades diferentes enriquece o programa e impacta positivamente na performance da empresa.
As vagas são para estudantes de nível universitário que estejam cursando a partir do 3º semestre da graduação nos mais diversos cursos superiores. Já os estudantes de nível técnico precisam estar cursando a partir do segundo semestre e ter no mínimo um ano de vínculo com a instituição de ensino para a realização do estágio nos cursos de Química, Plásticos, Mecânica, Mecatrônica, Automação, Eletrônica, Eletroeletrônica, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Petroquímica, entre outros.
Estudantes que ingressarem na empresa por meio do Programa de Estágio terão a possibilidade de acesso a uma bolsa de estudo de inglês se tiverem até o nível básico do idioma, ou, como ação afirmativa, se declararem pessoas pretas ou pardas. Além disso, a empresa promoverá treinamento em ferramentas de informática como Excel, Power BI, Power Point, entre outras, para nivelar os conhecimentos.
Programa premiado
Em 2023 o Programa de Estágio da Braskem contou com mais de 36 mil inscrições e também teve ênfase na contratação de mulheres, pessoas negras e pessoas com deficiência. Os resultados das contratações foram significativos, sendo: 51% das pessoas contratadas mulheres, 42% pessoas negras, 16% fazem parte da comunidade LGBTQIAP+, 62% são pessoas de baixa renda, 23% têm mais de 25 anos e 1% são pessoas com alguma deficiência.
O programa foi vencedor do 14º Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio na categoria Oportunidades, tendo concorrido com mais de 400 organizações. A premiação, destinada a reconhecer as organizações que oferecem oportunidades de crescimento profissional a estudantes, é realizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos e o Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria).