A Continental Pneus em Camaçari vem promovendo, este mês, a campanha Setembro Amarelo, que tem o objetivo de alertar para a questão da saúde mental, realizando ações informativas e construção do Diálogo Diário de Segurança (DDS). A empresa dispõe de programas voltados para a saúde mental, de acolhimento ao dependente químico, além de promover o atendimento psicológico também para os familiares dos seus empregados. Um dos diferenciais da fábrica de Camaçari é o grupo Os Guardiões da Saúde, formado por 18 trabalhadores voluntários, que está sempre atento para ouvir os colegas e direcionar para o atendimento especializado, quando necessário.
“As empresas sabem que as pessoas são um ativo valiosíssimo e devem ser cuidadas. O Setembro Amarelo chama a atenção para a humanização do ambiente corporativo, contribuindo para a identificação de problemas emocionais e psicológicos”, afirma Charles Andrade, médico do Trabalho da Continental Pneus, alertando que a saúde mental não pode ser tratada como tabu, fazendo-se necessária a aplicação de estratégias para promoção da saúde e prevenção de problemas nos trabalhadores, principalmente com o agravamento pós-pandemia. Um estudo recente, divulgado pela revista Exame, revelou que aproximadamente 33% dos trabalhadores brasileiros apresentam algum tipo de transtorno mental.
Segundo o médico, é importante desenvolver dentro das empresas um programa de saúde mental estruturado, com profissionais especializados para realizarem o acolhimento e atendimento necessário, além de mapear as pessoas, setores e atividades mais delicadas e que exigem mais do profissional. ‘É um processo abrangente. Precisamos estimular atividades físicas, esportivas e de lazer da pessoa e em família, criar e fortalecer as redes de apoio, promover uma alimentação saudável, evitar sobrecargas de horas de trabalho, com o alerta para o sono reparador e cuidados da saúde preventiva”, exemplifica.
Na fábrica da Continental Pneus, em Camaçari, o grupo Os Guardiões da Saúde, formado por trabalhadores voluntários de vários turnos, é um dos destaques. “Os voluntários são identificados, capacitados e validados como pessoas de referência em diversos setores, mais próximos aos trabalhadores do chão de fábrica. O programa é mais uma iniciativa da Continental nos cuidados com os seus colaboradores, associado a outras ações do Programa de Saúde Mental”, explica Charles Andrade.