O Cofic confirma a realização do Simulado na Comunidade no dia 22 de novembro, às 19h, envolvendo os bairros Parque Satélite, em Camaçari, e Parque Petrópolis, em Dias d'Ávila. O Grupo de Trabalho, formado por representantes do Nudec, Cofic e Defesa Civil, já está com o roteiro pronto para o décimo ano do exercício coletivo do Plano de Emergência da Comunidade - PEC. O objetivo é preparar os moradores das comunidades vizinhas ao Polo de Camaçari para agir em uma situação de emergência. O treinamento será online e, este ano, terá como diferencial a encenação de uma peça educativa pelos integrantes do Nudec.
“O script do Simulado na Comunidade foi construído e aprovado coletivamente. Optamos por realizar o simulado como uma peça educativa, semelhante a uma novela de rádio, criando uma situação lúdica para retratar o passo a passo em caso de emergência. Vamos usar o teatro para alcançar o objetivo de preparar a comunidade para uma possível situação de emergência”, informa Paulo Ribeiro, especialista em Segurança e consultor do Cofic para o PEC.
A adesão dos voluntários do Nudec a essa nova proposta foi total. “Este ano, vamos fazer uma programação diferente, sem perdermos a essência do simulado. Estou adorando esse formato, bem estruturado, de fácil entendimento, coerente e divertido. Acredito que tornará o simulado mais dinâmico, com uma maior clareza e poder de comunicação”, afirma Kate Santos, voluntária do Nudec e do Conselho Comunitário do Polo.
A “radionovela do PEC”, como está sendo chamada a encenação, vai ressaltar as ações propostas no Plano de Emergência da Comunidade, especialmente as de comunicação, destacando os procedimentos a adotar em caso de emergência, incluindo a evasão das pessoas com deslocamento para um ponto seguro e o atendimento em caso de vítimas. Como diz Kate Santos, “o objetivo dos simulados de evasão é justamente esse: sensibilizar as comunidades e tornar conhecidas as medidas de segurança”.
Com o roteiro pronto, o Grupo de Trabalho vai focar, no mês de outubro, nos ensaios e no envio dos convites para os parceiros que, anualmente, participam do Simulado, como a Prefeitura de Camaçari e Dias d’Ávila e suas respectivas secretarias, a Defesa Civil dos dois municípios (ela são legalmente responsáveis pela evasão das pessoas de áreas de risco para locais seguros, na eventualidade de uma situação real de emergência) a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, além de representantes do Cofic e das empresas do Polo.
“A participação dos parceiros é fundamental. A expectativa é que esses atores se vejam representados na encenação e reflitam sobre o papel e importância da participação de todos para assegurar a comunicação e a condução efetiva na comunidade em caso de uma emergência”, afirma Paulo Ribeiro, ressaltando que, “ao final, vamos abrir o debate para avaliação e identificação dos pontos de melhoria”.