Plantio Comunitário de 10.000 Árvores no Anel Florestal

Plantio comunitário de 10.000 árvores na Semana do Meio Ambiente

Voluntários das empresas do Polo e das comunidades de Camaçari e Dias D´Ávila se mobilizam para plantio de 10.000 mudas de árvores no Anel Florestal (área verde que circunda o Complexo Industrial) no dia Mundial do Meio Ambiente.

O Polo Industrial de Camaçari e as comunidades de Camaçari e Dias D’Ávila se mobilizam para plantar 10 mil mudas de espécies nativas de mata atlântica para recuperação e proteção do Anel Florestal (área verde que circunda o Complexo). O plantio será realizado no dia 5 de junho, a partir das 9h, por estudantes e professores de escolas públicas dos dois municípios, além de voluntários das empresas e lideranças comunitárias, dentro da programação comemorativa do Dia Mundial do Meio Ambiente e como parte das atividades do Programa Fábrica de Florestas, coordenado pelo Instituto Corredor Ecológico Costa dos Coqueiros (Incecc), em parceria com o Cofic – Comitê de Fomento Industrial de Camaçari e Prefeitura Municipal de Camaçari.

A proposta é ampliar a experiência piloto de 2008, quando foram plantadas simbolicamente 5 mil mudas de árvores no Anel Florestal, com o apoio da comunidade. A meta do plantio comunitário para este ano é ambiciosa: produzir 500 mil mudas e plantar 100 mil, não apenas no Anel Florestal mas também em outras áreas de proteção ambiental que integram o Corredor Ecológico Costa dos Coqueiros.

A expectativa é de que a meta de plantio seja cumprida até o final de junho, considerando a adesão de vários parceiros ao projeto. No mutirão do dia 5, o plantio será realizado nos bairros Novo Horizonte, Parque Florestal, Mangueiral e Cristo Redentor, em Camaçari, envolvendo as escolas Ilay Garcia, Padre Tonucci, Parque Florestal, Neuza Menezes, Joana Angélica e Rui Barcelar, localizadas próximas às áreas a serem plantadas. Participarão ainda as escolas Giltônia Pereira e Lídia Coelho nas atividades programadas para Arembepe. Em Dias D´Avila, serão plantadas 2.000 mudas no Bairro de Nova Dias D´Ávila, com a participação das escolas Anfrísia Santiago e Universidade Aberta, enquanto as escolas Futurama e Nestor de Carvalho farão plantios nos ditritos de Futurama e Leandrinho, respectivamente.

O plantio comunitário no Anel Florestal envolverá cerca de 1.200 estudantes e professores das escolas públicas de Camaçari e Dias D´Ávila. O Programa Fábrica de Florestas conta também com a adesão de vários parceiros públicos e privados, entre os quais a Cetrel, Braskem, Deten, Monsanto, Caraíba Metais, Ford, Limpec, Ibama, IMA, Polícia Federal, Exército Brasileiro, Sudic, UFBa e Prefeitura de Dias D`Ávila.

Antecedendo a comemoração da Semana Mundial do Meio Ambiente o Cofic, o Incecc e Prefeitura de Camaçari realizaram uma série de palestras nas escolas públicas de Camaçari e Dias D`Ávila, durante o mês de maio, sobre o Programa Fábrica de Florestas. Agora em junho, a programação se amplia com novas palestras, espetáculo teatral, plantio comunitário no Anel Florestal e em outras áreas de interesse do Corredor Ecológico Costa dos Coqueiros.

No dia 4 de junho, a partir das 14h, no Teatro da Cidade do Saber o professor Asher Kiperstok, da Escola Politécnica da Ufba aborda o tema “Escola, Meio Ambiente e o Futuro do Planeta”. Em seguida, haverá a palestra “Interação Fauna e Flora”, com Álvaro Oyama (diretor-executivo do Incecc), Pedro Lima (coordenador da Fábrica de Florestas) e Marinalva Cruz (coordenadora de Implantação e Manutenção de Áreas Verdes da Prefeitura de Camaçari). No encerramento, será apresentada a peça “Plantando o Futuro”, encenada pelo grupo de teatro do Sesi, com a participação de jovens atores de Camaçari.

FÓRUM AMBIENTAL
No dia 9 de junho, executivos e técnicos das empresas do Polo de Camaçari e de instituições parceiras dos setores privado, governamental e não governamental participam, do Fórum Ambiental “Soluções Ambientais: Caminhos para a Sustentabilidade”. O objetivo é discutir a temática ambiental, ratificando a atual tendência das empresas de buscarem soluções ambientalmente sustentáveis, com resultados econômicos e sociais relevantes para a sociedade. O evento acontece das 14 às 18h, no Bahia Othon Palace Hotel (Salão Ondina B).

A palestra de abertura, às 14h30, é sobre “Uso de Tecnologias Limpas no Setor Industrial”, com o professor da Escola Politécnica da Ufba, Asher Kiperstok, cooredenador do Núcleo de Tecnologias Limpas – Teclim.

Em seguida serão apresentados “cases” com soluções ambientais e boas práticas adotadas por empresas do Polo, das 15 às 16h20. Estão na pauta as experiências da Caraíba Metais (Aproveitamento de resíduos - Água Ácida e Escória - como subprodutos, tendo como palestrantes Eduardo Copello e Luís Henrique Monteiro), da Ford (Uso Consciente da Água no Complexo Industrial Ford Nordeste, com Clóvis Sousa), da Braskem (Polietileno Verde – uma parceria além da matéria-prima renovável, com Leonora Maria Novaes) e da Cetrel (Tecnologia de Aproveitamento de Resíduos Sólidos, com Alexandre Machado). A palestra de encerramento, às 16h40, é uma provocação: “Sustentabilidade Sim, e Daí?”, com o diretor da Fundação SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani.

Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:
Érico Oliveira/Superintendência de Desenvolvimento e Comunicação
71 3634-3404 / 9967-6992

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440