Estudantes de escolas públicas de Camaçari e Dias d'Ávila são desafiados a refletir sobre carreiras e competências para o mercado de trabalho e também sobre negócios e desenvolvimento sustentável nas oficinas conduzidas pela JA – Junior Achievment dentro do Programa de Incentivo à Educação - PIE - promovido pelas empresas do Polo, por meio do Cofic. No total, 310 estudantes participaram das oficinas "Conectados com o Amanhã” e "Negócios Sustentáveis”, representando as escolas Ilay Garcia e Lídia Coelho (Camaçari) e Carlos Drummond, Anfrísia Santiago e Laura Folly (Dias d’Ávila).
A oficina Conectando com o Amanhã possibilita aos estudantes um momento de reflexão sobre o futuro, oferecendo perspectivas de carreiras e informações sobre as competências comportamentais para o mercado de trabalho. Durante o processo, foram apresentados desde o conceito de mercado de trabalho até como fazer a avaliação pessoal, ética, currículo, entrevista de emprego, networking e empreendedorismo.
“Eu aprendi o que é Mercado de Trabalho, o que é feedback, como reagir a um feedback, aprendi a diferença entre um líder e um chefe”, afirma Camila Vitória, 13 anos. “Aprendi a me preparar para um emprego, me comportar numa entrevista e o que fazer após o Ensino Fundamental”, conta Maria Clara Oliveira, 14 anos. “Aprendi como construir um currículo, sobre Networking, a diferença entre chefiar e liderar, e o que é CHA - Conhecimento, Habilidade e Atitude”, ressalta Joanderson Lima Bispo dos Santos, 13 anos.
Já a oficina sobre Negócios Sustentáveis apresenta e desenvolve conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável e à sustentabilidade, que são de fundamental importância para a conscientização dos jovens em relação ao futuro do planeta. Além disso, introduz os conceitos de empreendedorismo, economia circular, consumo consciente.
“Aprendi como criar uma empresa e ter sucesso com ela, sendo criada para ajudar o meio ambiente. Pensar antes de agir, não agir por impulso e preservar nossos recursos para o futuro”, explica Jeniffer Emilly SIlva. “Sustentabilidade é agir no presente levando em conta o futuro”, afirma Gabriel SIlva Ramos, 16 anos. “Aprendi formas de lucrar sem impactar o meio ambiente, como empreender sendo alguém de princípios nos negócios”, diz Erica Sales Lima Purificação, 15 anos.