A Companhia Distribuidora Gás Natural (CDGN), subsidiária da MDC Energia, empresa associada ao Cofic, anuncia o início da operação comercial da Base de Descompressão de Mata de São João, com a entrega de gás natural através da injeção no duto do cliente Bahiagás. Inicialmente, a base tem a capacidade de descompressão de 72.000 m³/dia, mas já com licenciamento para descomprimir até 200.000 m³/dia. Segundo a MDC, “esse é o maior aporte físico-financeiro em sistema de descompressão da CDGN, ampliando as operações da empresa na Bahia”.
“Esta operação é inovadora em todos os aspectos, pois irá injetar gás natural diretamente na rede de gasodutos, com uma capacidade que pode alcançar até 150 mil m³/dia. Estamos muito felizes com essa conquista. Gostaria de parabenizar toda a equipe envolvida na execução deste importante projeto de expansão e aumento da capacidade da MDC Energia”, afirma Manuela Larangeira Kayath, diretora presidente da MDC.
Fundada em 2006, a CDGN oferece soluções para a cadeia do gás natural. A companhia é líder nacional no segmento de logística de gás natural comprimido (GNC), respondendo também pela operação e comercialização do produto. Com capacidade instalada de 200.000 m³/dia, atende clientes como a Bahiagás, Bracell, Braskem e Petrobras.
A CDGN é subsidiária da MDC, que se apresenta como uma empresa nacional que atua em toda cadeia de gás natural, biometano e energia, desde sua produção e processamento até a distribuição e comercialização, por meio das operações das subsidiárias CDGN, Ecometano e ERB. Com um time de 330 colaboradores, a empresa distribui atualmente o equivalente a 1 milhão de m³/dia de gás natural, dos quais 80% são totalmente renováveis. De acordo com a empresa, com sua atuação evita “a emissão de mais de 500 mil toneladas de CO2 na atmosfera e gera mais de 90 mil CBios por ano, contribuindo para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono lastreada na sustentabilidade”.