Para melhorar a trafegabilidade na circulação de veículos, principalmente os de carga pesada, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), vai investir aproximadamente R$ 32,3 milhões para restaurar mais de 40 quilômetros de vias no Polo Industrial de Camaçari. A restauração abrange um total de 19 trechos, incluindo as rotatórias. As obras estão programadas para iniciar em janeiro de 2024, com prazo contratual para conclusão em 10 meses, a partir da assinatura da Ordem de Serviço.
“Falar da importância deste projeto para o Polo é falar da segurança das pessoas, do transporte de cargas sensíveis, da melhoria da logística das matérias primas e produtos, da mobilidade entre municípios da região e da atração de novos investimentos geradores de emprego, renda e riquezas para os municípios de Camaçari, Dias d´Ávila, da Região Metropolitana de Salvador e do próprio Estado da Bahia, pela maior geração de impostos e desenvolvimento econômico-social”, afirma Mauro Pereira, superintendente do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic).
As vias que serão restauradas no Polo de Camaçari abrangem um total de 19 trechos: Muricy, Polímeros, Mangue Seco, Beta, Eteno, Benzeno, Amônia, João Úrsulo, dos Motoristas, das Transportadoras, dos Transportes, Avenida Henry Ford, Nafta, Gama, Oxigênio, do Cobre, De Ligação, Rua dos Pigmentos e Rua dos Plásticos. A obra também inclui a recuperação de rotatórias ao longo das vias.
“A restauração das vias do Polo de Camaçari vai contribuir de maneira importante no escoamento das produções das indústrias instaladas na região, proporcionando mais rapidez, melhoria na trafegabilidade e, consequentemente, barateando os fretes”, afirma Sérgio Brito, secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia. O secretário ressalta que “as ações de conservação das vias facilitam o transporte de cargas especiais, como produtos petroquímicos, feitas por caminhões e carretas com destino a diferentes lugares do Brasil e do mundo. Também contribuem na atração de empresas interessadas em implantar indústrias, gerando emprego e renda para a região de Camaçari”.
A previsão da Seinfra é que as obras de restauração sejam iniciadas em janeiro de 2024, após os trâmites legais para contratação da empresa selecionada através de edital de licitação pública. “O prazo para conclusão da obra, a partir da assinatura da Ordem de Serviço, é de 10 meses”. A expectativa é de que “não haverá necessidade de interrupção do tráfego por se tratar de serviço de restauração. Caso seja necessário, por alguma razão extraordinária, será avisado antecipadamente”.
Vale destacar o empenho para assegurar o investimento para restauração das vias do Polo. O superintendente do Cofic, Mauro Pereira, agradece “ao Governo do Estado e sua equipe de secretários, na pessoa do secretário da SDE e presidente do Funedic, Ângelo de Almeida, que em menos de seis meses após sua visita ao Polo, em abril/2023, conseguiu superar enormes desafios e, com o apoio da Seinfra, viabilizou os recursos financeiros necessários ao projeto”. Ele agradece também “a todos os representantes das empresas associadas e da equipe do Cofic que participaram das visitas de campo, nas reuniões com as Secretarias estaduais”.