Como parte do seu programa de gestão de segurança das barragens existentes no Polo Industrial de Camaçari, incluindo reservatórios de água, a Cetrel concluiu a etapa de implantação de um sistema de alerta, com a instalação de uma sirene de longo alcance no Morro da Manteiga, próximo ao Complexo Básico, em Camaçari.
O sistema de alerta (sirene) faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE), cuja implantação pela Cetrel teve início em 2022, sendo uma exigência legal da Lei Federal 12.334/2010, alterada pela Lei Federal 14.066/2020, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). “O PAE representa um avanço nos esforços contínuos da Cetrel para fortalecer a gestão de segurança das barragens existentes no Polo e visa assegurar uma resposta rápida e eficiente em situações de emergência. Importante ressaltar que a instalação da sirene foi realizada com autorização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedur, de Camaçari”, afirma Daiana Lima, gerente de Qualidade Saúde Segurança e Meio Ambiente da empresa.
Ao todo, quatro estações equipadas com sirenes de longo alcance foram estrategicamente instaladas nas proximidades das barragens existentes no Polo de Camaçari.“O processo de implantação envolveu reuniões colaborativas com diversas entidades, como o Cofic, Defesa Civil, Prefeituras, Núcleo de Defesa Comunitária - Nudec e Conselho Comunitário Consultivo do Polo (CCC) dos municípios de Camaçari e Dias d'Ávila. Essa abordagem colaborativa destaca o compromisso da Cetrel com a segurança e envolvimento da comunidade. Em 2024, teremos outras reuniões com a comunidade do entorno para conversarmos especificamente sobre o sistema de alarme”, informa Daiana Lima.
Segundo ela, a Cetrel tem atuado continuamente na melhoria da gestão de segurança das barragens com investimentos voltados para instrumentação, modernização da gestão dos dados gerados a partir do monitoramento, obras de recuperação, equipes dedicadas à operação, segurança e manutenção dessas estruturas e implementação do PAE.