O Cofic realizou, com sucesso, mais um Exercício Simulado do Plano de Emergência da Comunidade – PEC no dia 22 de novembro. A décima edição desse treinamento contou com 55 participantes e teve como diferencial a encenação de uma peça educativa pelos voluntários do Núcleo de Defesa Comunitária - Nudec. O roteiro, construído coletivamente e de forma lúdica, mostrou o passo-a-passo dos procedimentos do PEC para orientar e proteger as comunidades vizinhas ao Polo de Camaçari em uma eventual situação de emergência que requeira a evasão de pessoas de uma área de risco para pontos seguros.
“A iniciativa foi bastante louvável por transmitir informações necessárias para orientar a comunidade de forma clara para que todos entendam e saibam como agir em uma situação de emergência”, afirmou William dos Santos, da Defesa Civil de Dias d’Åvila, após o treinamento. O cenário escolhido para o simulado, realizado de forma online, envolveu os bairros Parque Petrópolis, em Dias d'Ávila, e Parque Satélite, em Camaçari.
“Optamos por este formato para difundir os procedimentos do Plano de Emergencia da Comunidade e papéis dos parceiros, como a Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, órgãos de controle de trânsito, Samu, integrantes do Nudec e do Conselho Comunitário do Polo, dentre outros”, explica Paulo Ribeiro, especialista em Segurança e consultor do Cofic para o PEC. Ele conta que a preparação para o treinamento começou meses antes de sua realização, com o envolvimento dos parceiros: “A participação de todos é fundamental. A expectativa é que esses atores se vejam representados no simulado, entendam cada vez mais os seus papéis e possam contribuir para o aprimoramento contínuo do PEC”.
“Esse tipo de simulado, com interação, feito de forma lúdica, didática, transparente e com linguagem popular, tem mais poder para alcançar a comunidade”, disse Kate Santos, voluntária do Nudec, do Conselho Comunitário do Polo e participante da “radionovela do PEC”, como foi chamada a encenação. Ela sugere, inclusive, fazer uma cartilha com o roteiro da peça para facilitar a difusão dos procedimentos do PEC junto às comunidades vizinhas ao Polo.
“O Simulado foi apresentado com uma linguagem popular, que todo mundo entende. Essa é a melhor forma de levar o conhecimento para as pessoas”, ressaltou Sinho Carvalho, voluntário do Nudec. “Foi uma excelente apresentação. Consegui entender claramente o objetivo e o plano do PEC”, completou o também voluntário José Augusto.
O Simulado na Comunidade é uma entre várias ações de prevenção de segurança adotadas no Polo de Camaçari. “Temos outros planos de segurança no Polo: as empresas têm seus planos de segurança, de manutenção dos equipamentos e de treinamento das pessoas, assim como temos o Simulado Geral do Polo e realizamos rigorosas auditorias nas empresas através do Prêmio Polo SSMA”, afirma Aurinézio Calheira, superintendente de SSMA do Cofic, finalizando com um “agradecimento especial” aos voluntários do Nudec pela evolução na sua participação nos 10 anos do Simulado na Comunidade.