O Cofic, juntamente com a coordenação do Plano de Contingência do Polo (PCP) e a CCR Metrô Bahia, realizou o 1º Simulado de deslocamento de Ônibus no Polo Industrial de Camaçari. O objetivo foi avaliar o tempo em que os ônibus transportam trabalhadores das empresas para duas estações de metrô, assim como a comunicação com a CCR Metrô e o tempo de retorno ao Polo. E o mais importante: preparar os motoristas para atuar em caso de necessidade de retirada de pessoas do Polo em eventual situação de emergência.
Participaram do simulado aproximadamente 100 pessoas, incluindo motoristas, gestores, pessoal de apoio e representantes do Cofic. O treinamento envolveu os motoristas do Pool Braskem, Pool 1, Pool ATT, Pool 10/Anteal e CCR Metrô. Como foi a primeira vez, não houve a participação dos passageiros. Somente o Pool 10, por exemplo, realiza um total de 47 rotas, transportando 2.350 pessoas por dia no Polo de Camaçari.
“Foi uma experiência muito válida e, mesmo sendo o primeiro simulado, conseguimos coletar informações bem relevantes”, afirma Danielle Gaeta, vice-coordenadora da Comissão de Transportes do Cofic e gerente do Espaço Multiuso Anteal. Segundo ela, “priorizamos mensurar o tempo de saída dos locais de encontro até as estações de metrô, assim como as dificuldades de acesso às estações, estacionamento e manobras dos ônibus”.
Considerando o resultado positivo dessa primeira experiência, Danielle informa que a Comissão está pensando em incluir o Simulado de Transportes no simulado geral de emergência do Plano de Contingência realizado pelo Cofic anualmente e que já tem uma grande estrutura envolvida.