Mais de 50 profissionais das áreas de Segurança, Saúde e Meio Ambiente das empresas do Polo de Camaçari que integram as comissões do Cofic se reuniram em workshop para apresentar as ações realizadas no ano de 2023 e estabelecer as metas e objetivos para 2024. O resultado revela o comprometimento com o desenvolvimento sustentável do maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul, com a segurança e a qualidade de vida para dos seus trabalhadores e das comunidades vizinhas.
“Nosso desafio para 2024 será superar os resultados dos anos anteriores, com a manutenção da expressiva interação entres as empresas e participantes, mesmo com as agendas apertadas, além de nos mantermos na vanguarda dos temas de Segurança, Saúde e Meio Ambiente”, afirma Albert Eustáquio Sobral, coordenador de Segurança Industrial e Emergências da Unigel e coordenador da Cosima - Comissão de Segurança Industrial do Cofic.
“A Cosima tem um papel fundamental na alavancagem da cultura de segurança do trabalho dentro do Polo de Camaçari”, informa Alan Pitágoras, EHS Manager na Indorama/Oxiteno e vice-coordenador da comissão. Ele explica que “a Cosima reúne membros de todas as empresas inseridas no complexo e associadas ao Cofic. As reuniões regulares propiciam o compartilhamento de boas práticas em segurança entre as empresas, o levantamento de pontos críticos e de preocupação que podem ser comuns, canalizando para um plano de ação integrado para a resolução e/ou contingenciamento, além do estabelecimento de agenda positiva interna e com stakeholders externos com o intuito de fomentar a cultura de segurança e elevar a competitividade do complexo industrial”.
Conquistas
O ano que passou foi de conquistas para a Comissão de Segurança Industrial. “Foi um ano de muitos trabalhos importantes, com destaque para a Revisão do Guia de Auditoria do Prêmio Polo SSMA e a retomada do workshop no formato presencial, onde pudemos interagir mais próximos com os colegas, conhecer novas pessoas e administrar todas as mudanças nas equipes do Polo, agregando-as aos grupos de trabalho”, informa Albert Sobral, coordenador da Cosima.
Ele ressalta ainda como relevantes os trabalhos dos Grupos Técnicos de Emergência com a agenda positiva desenvolvida junto ao Corpo de Bombeiros do Estado; o grupo técnico do “Loja In House” para melhoria do custo e tempo do fornecimento dos EPI; as atividades para o aumento da competitividade das empresas associadas e seus prestadores de serviço, além do foco em diversas atividades na área de ESG (Environmental, Social and Governance) ratificados pelo atendimento de todos os condicionantes das LO (Licença de Operação).
Desafios
Para 2024, Sobral informa que, dentre as atividades previstas, está “a retomada dos estudos para a formação da Brigada Profissional do Polo, que tem como principal objetivo o aumento da competitividade industrial através da elevação no nível das brigadas e otimização de recursos que dispensam elevados investimentos em aquisição e manutenção, como por exemplo, as viaturas de combate”. Ele ressalta ainda o compromisso com “a manutenção da maior interação entre as comissões de Segurança e Emergência com as de Higiene Ocupacional e Saúde para redução de custos e melhor gestão dos terceiros que prestam serviços em diversas empresas do Polo”.
Para Alan Pitágoras, “a indústria química e petroquímica tem passado por um dos piores ciclos dos últimos anos no que tange ao cenário macro-econômico e à competitividade do setor. Sob esse prisma, historicamente os eventos mais expressivos de emergência ocorrem em ciclos de baixas, em cenários como o que estamos vivendo. Neste aspecto, entendo que a Cosima tem como desafio conduzir e implementar seu plano de ação que visa priorizar sinergias de serviços e estruturas entre as empresas que garantam a segurança das pessoas, além de focar numa agenda positiva com stakeholders estratégicos, visando garantir a competitividade e a perenidade do Polo de Camaçari”.
Todas as conquistas de 2023 e os desafios da Cosima para 2024 são referendados pelas empresas do Polo de Camaçari, que reconhecem sua contribuição. “A Cosima vem suportando as empresas do Polo na manutenção dos padrões de excelência, pois fomenta o compartilhamento de informações, boas e melhores práticas de todos os temas de interesse (Saúde, Segurança, Higiene Ocupacional, Segurança de Processos, Proteção Empresarial). Conseguimos avançar como um grande bloco uniforme, o que nos traz excelentes resultados não apenas para a área de influência do Polo, mas para as demais unidades das nossas empresas nos demais estados, dando suporte também na formação dos novos profissionais, onde a experiência se une à vontade de aprender e somos desafiados a sempre entregar mais com os mesmos recursos e isso é viável em função de toda essa união e compartilhamento”, conclui Albert Sobral, coordenador da Cosima.