Formada por profissionais das áreas de saúde das empresas do Polo Industrial de Camaçari, a Comissão de Saúde do Trabalhador (CST) atua com o objetivo de assegurar a saúde dos trabalhadores do complexo baiano. Para isso, realiza diagnósticos e aponta soluções, tanto de prevenção como de procedimentos para o caso de emergência envolvendo as pessoas. Para este ano, a Comissão vai concluir a implantação do Programa de Saúde Mental, realizar treinamento unificado de primeiros socorros e otimizar os exames médicos ocupacionais de contratados.
“O grande desafio da CST é continuar contribuindo para a manutenção da saúde dos trabalhadores das empresas do Polo Industrial de Camaçari, mantendo a qualidade do cuidado, frente aos cenários desafiadores que vão se definindo com o tempo e trazendo um diferencial de competitividade”, afirma Liane Garcez, médica do Trabalho da Dow-Aratu e coordenadora da CST.
Um dos principais projetos da Comissão em 2023, segundo a coordenadora, foi o desenvolvimento de um programa de saúde mental, envolvendo protocolos para avaliação e prevenção em saúde mental, assim como a sistematização para atendimento a emergências. “Parte do programa já foi concluída e sua implantação completa está programada para este ano de 2024”, diz.
Além disso, a médica informa que “a CST trabalhará este ano em dois projetos com o objetivo de otimização de tempo e custo, visando competitividade: a otimização de exames médicos ocupacionais de contratados para acesso às empresas do Polo e o treinamento unificado de primeiros socorros para funcionários das empresas associadas, para atendimento às NR”.
Entre os projetos realizados no ano passado, Liane Garcez pontua “a revisão e atualização do Regimento do Sistema PAME, necessária para atendimento às normas legais atuais e segurança na atuação dos profissionais e dos usuários do serviço. Outras atividades foram desenvolvidas em parceria com a Comissão de Higiene Ocupacional, como a revisão dos elementos de saúde e higiene do guia de auditoria do Prêmio Polo de SSMA - concluído - e Criação de Norma para padronização de exigências para acesso e atividade eventual nas empresas do Polo, este, ainda em andamento”.
Vale registrar que todas as empresas do Polo de Camaçari associadas ao Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari) que mantêm serviço médico em suas unidades podem ter participação na CST, representadas por seus profissionais de saúde.
“A Comissão de Saúde do Trabalhador dentro do Cofic traz a contribuição de uma visão diferenciada dentro do ambiente industrial, que tem como objetivo a proteção da saúde dos trabalhadores do Polo. Ela é uma representação dos profissionais de saúde de todas as empresas associadas, atuando ativamente e preventivamente nas situações e decisões que possam trazer impactos à saúde dos trabalhadores, além de ter atuação direta em caso de acidentes e emergências envolvendo pessoas”, explica Liane Garcez, coordenadora da CST.