A Unipar divulga o resultado do edital para seleção de projetos sociais que serão apoiados neste ano de 2024. No total, 19 iniciativas foram selecionadas, sendo três na Bahia, onde a empresa tem um empreendimento de energia renovável (nos municípios de Tucano, Biritinga e Araci) e está construindo uma nova fábrica para produção de cloro no Polo Industrial de Camaçari. Um dos projetos escolhidos é o Odontovan, promovido pelo Instituto Água Viva, que vai levar saúde bucal, de forma itinerante, às famílias e às instituições de comunidades carentes em Salvador e Camaçari.
O objetivo do edital é promover o desenvolvimento humano e o saneamento. “Esses temas fazem parte do compromisso que assumimos em 2022 e norteiam nossos investimentos em projetos nos próximos anos, sempre com um olhar especial para as comunidades onde estamos inseridos e, no caso da Bahia, onde teremos uma nova operação em breve”, afirma Suzana Santos, head de Comunicação e Sustentabilidade da Unipar.
O projeto Odontovan é conduzido pelo Instituto Água Viva desde 2015 e “já somam mais de 110 mil atendimentos nos estados do sertão nordestino”, informa Lucy Lima, gestora de Captação do Instituto. Segundo ela, “o projeto é exclusivo da região do sertão nordestino, mas conseguiremos atender Camaçari especificamente pela parceria com a Unipar. Será algo inédito”. O público-alvo será “família de baixa renda, em vulnerabilidade social, de 10 a 90 anos de idade”, informa.
Os outros dois projetos sociais com apoio da Unipar na Bahia estão localizados em Salvador: o Diagnosticar, realizado em parceria com o Hospital Martagão Gesteira, pretende ampliar o acesso ao serviço de bioimagem para diagnóstico do câncer infantojuvenil, e o Programa de Capacitação de Basquete 3x3, do Instituto Futuros Craques, que vai atender crianças de 6 a 18 anos no contraturno escolar.
A Unipar informa que “visa impactar positivamente 2 milhões de pessoas por meio dos projetos apoiados em todo o país até 2025”. De acordo com o edital, as iniciativas serão apoiadas através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), Fundo do Idoso, Pronas e Pronon.
Sobre a Unipar
Com investimento da ordem de R$ 140 milhões, a nova planta que a Unipar está construindo no Polo Industrial de Camaçari (com previsão de conclusão este ano de 2024) terá capacidade instalada de cerca de 10 mil toneladas/ano de cloro, com o foco em atender à demanda crescente no Nordeste do país por ácido clorídrico, hipoclorito de sódio e soda cáustica. De acordo com informações da empresa, a nova fábrica está projetada como uma das mais seguras, modernas e com ecoeficientes tecnologias de produção de cloro, o que permitirá a otimização do consumo de energia e dos demais recursos.
A Unipar é líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC da América do Sul. É uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras. A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Santo André e Cubatão (SP) e também em Bahía Blanca (Ar). A empresa tem ainda duas joint ventures para autoprodução de energia renovável, com dois parques eólicos na Bahia e Rio Grande do Norte e um parque solar em Minas Gerais.