A Basf anuncia os novos projetos de impacto cultural e socioambiental para 2024, dentre os selecionados no Banco de Incentivados da Prosas (BIP), plataforma cuja tecnologia conecta patrocinadores e projetos de impacto social por meio de sua ferramenta de seleção. Neste ano, 18 projetos foram selecionados e serão viabilizados por meio de leis federais de incentivo fiscal, que vão fomentar iniciativas em educação científica e ambiental, geração de renda e proteção dos recursos naturais. As ações serão implementadas nos municípios onde a companhia tem unidades produtivas: São Paulo, Pernambuco e Bahia (Polo Industrial de Camaçari).
Entre os projetos para o município de Camaçari, destaque para o Estudar na Bahia com Tênis de Mesa, no Parque Verde, e o Atletas do Futuro, com aulas de futsal para cerca de 100 alunos da rede pública. Além disso, vem aí o Vivendo no Novo Mundo Digital, da Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia, que vai beneficiar 30 pessoas idosas ao promover sua inclusão no mundo digital.
“Procuramos conectar vários segmentos da sociedade civil para identificar e explorar as melhores iniciativas que estimulam o desenvolvimento sustentável nas várias regiões do país”, afirma Tânia Oberding, diretora Industrial do Complexo Acrílico da Basf em Camaçari, ressaltando que essas ações reforçam a importância da responsabilidade social como estratégia da empresa, que busca identificar as necessidades das comunidades e oportunidades para direcionar os recursos públicos oriundos das leis de incentivo para atender às demandas também oportunas para a atuação dos negócios.
Segundo a diretora, até novembro de 2023, mais de 680 mil pessoas foram beneficiadas pelas cerca de 200 ações de engajamento social realizadas pela Basf na América do Sul. O impacto partiu tanto da rede de parceiros da empresa, como também de seu programa de voluntariado, que conta com cerca de 1 mil colaboradores nos países da região.
Todos os projetos contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), com foco em: empregabilidade, educação científica, educação ambiental e proteção dos recursos naturais e da biodiversidade e, priorização transversal.
Além de projetos com incentivo fiscal para patrocínio, a Basf também fomenta o desenvolvimento sustentável com recursos próprios por meio do edital Conectar para Transformar. Em 2023, foram selecionados 12 projetos de impacto social e ambiental que serão implementados no Brasil, Argentina e Chile.