A GIZ Brasil, empresa federal alemã voltada para cooperação técnica e promoção do desenvolvimento sustentável, e o Cofic, com o suporte do Senai-BA, estão articulando um novo projeto de parceria com as empresas do Polo Industrial de Camaçari voltado para a formação de jovens aprendizes para atender às demandas da economia verde. O anúncio foi feito durante o 4º Fórum de Sustentabilidade do Polo de Camaçari por Josiane Falvo, coordenadora de Educação Profissional e Tecnológica da GIZ Brasil. A iniciativa visa a oferta de vagas nas unidades fabris e em ocupações industriais para jovens das comunidades do entorno do complexo industrial e suas áreas de influência, prioritariamente para aqueles oriundos de famílias mais vulneráveis, garantindo, simultaneamente, a aprendizagem industrial, com disciplinas relacionadas à economia verde.
O Cofic e a Basf estão coordenando os contatos com as empresas. A Giz Brasil assume a modelagem do currículo e a capacitação dos instrutores. O curso será ofertado pelo Senai Bahia, inicialmente com 30 vagas para estudantes de 18 a 21 anos, como anunciou Josiane Falvo. Ela explicou que a parceria tem quatro dimensões: “Primeiro, a aprendizagem, assegurando que o jovem tenha a experiência na planta industrial e na sala de aula. Segundo, a inserção de disciplinas de economia verde (Economia Circular e Energias Renováveis) na aprendizagem industrial. Terceiro, a inclusão produtiva de jovens vulneráveis das comunidades vizinhas. E, por último, a parceria com as empresas em prol da educação profissional.”
A iniciativa já está em andamento no Polo de Camaçari, conforme adiantou Érico Oliveira, superintendente de Comunicação e Desenvolvimento de Pessoas do Cofic, informando que “a proposta já foi discutida pela Comissão de RH do Cofic (que conta com representantes de várias empresas) e o projeto piloto deve ter início no primeiro semestre de 2025”.
Segundo Josiane Falvo, esse projeto traz ganhos tanto para as empresas como para as comunidades vizinhas. “O jovem aprendiz vulnerável terá a oportunidade de se qualificar em tarefas de complexidade progressiva desenvolvidas no ambiente de trabalho, preparando-se para galgar novas posições no futuro. As empresas do Polo de Camaçari, por sua vez, poderão cumprir a cota de aprendizes estabelecida em lei e divulgar a iniciativa como socialmente e ambientalmente responsável, além de qualificar trabalhadores com formação especializada e otimizada aos processos industriais adaptada aos conceitos de economia verde”, conclui.
A GIZ Brasil é uma empresa federal alemã voltada para cooperação técnica e promoção do desenvolvimento sustentável, com foco em energias renováveis, eficiência energética, proteção e uso sustentável das florestas tropicais, dentre outras iniciativas que incluem formação técnica, transformação urbana e oportunidades de financiamento para investimentos em prol do clima. Saiba mais: https://www.giz.de/en/worldwide/12055.html