Com patrocínio da Basf, a Escola Claudionor Simões do Carmo, em Dias d’Ávila, agora conta com uma biblioteca. Com um acervo de 1.200 livros, o novo espaço, inaugurado em junho, vai beneficiar 380 estudantes, com idades entre 4 e 10 anos, matriculados no Ensino Infantil e Ensino Fundamental I. A iniciativa faz parte do projeto Cantos de Leitura, que estimula a leitura de crianças e jovens a partir da reforma de espaços em escolas, cooperativas e comunidades. A companhia também patrocina o projeto em escolas de municípios onde atua pelo Brasil.
O projeto é uma realização da Rede Educare e conta com patrocínio da Basf, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal. Além do acervo variado de livros que contempla diferentes faixas etárias, o novo espaço oferece materiais pedagógicos, brinquedos educativos, jornais, revistas e periódicos. A partir de uma metodologia social de desenvolvimento de atividades lúdicas em torno do acesso aos livros, o projeto busca também criar espaços de valorização e socialização de crianças e jovens.
“Buscamos engajar mais pessoas em prol da causa socioambiental, por isso, reconhecemos que a leitura tem papel fundamental no desenvolvimento de crianças e jovens, abrindo portas para um futuro mais promissor e cheio de oportunidades", afirma Tânia Oberding, diretora Industrial do Complexo Acrílico da Basf em Camaçari. Além de Dias d’Ávila, a Basf também patrocina o projeto Cantos de Leitura em escolas das cidades de Jaboatão dos Guararapes/PE, Santo Antônio de Posse/SP e Guaratinguetá/SP (regiões onde possui atuação).
Essa é mais uma das ações que a companhia desenvolve nas comunidades vizinhas com o objetivo de formar novos cidadãos preparados para os desafios atuais. Uma das formas é favorecer o acesso à leitura por meio da melhoria da infraestrutura das escolas, como as bibliotecas. Dados do Censo Escolar de 2022 mostram que apenas 31% das escolas públicas brasileiras contam com biblioteca. A situação se mostra ainda mais grave quando são observados apenas os dados da educação infantil, em que somente 18% das unidades contam com biblioteca.
Sobre a Basf
A Basf construiu uma história ascendente no Polo de Camaçari desde a sua entrada em operação em 1978. Em 2015, inaugurou o Complexo Acrílico, o maior investimento do grupo na América do Sul. Com isso, fortaleceu também a sua posição de liderança regional na cadeia de valor de acrílicos. A fábrica baiana tem capacidade de produzir mais de 320 mil toneladas/ano de produtos como superabsorventes (SAP), ácido acrílico e acrilato de butila - matérias-primas para a produção de fraldas, tintas, tecidos, adesivos e materiais para construção civil. www.basf.com/br