Um grupo de voluntários da Elekeiroz criou, em 2022, o Projeto Bumerangue para levar o conhecimento da Química para estudantes. Assim, os profissionais vão às escolas com aulas e dinâmicas interativas para incentivar o interesse pelos estudos, pela química e pela ciência, além de encorajar os estudantes a buscarem o melhor para seu futuro. Em 2023, mais de 350 jovens foram atendidos em Camaçari. Este ano, o projeto chega à Escola Normal de Camaçari e a expectativa é que cerca de 300 alunos participem das experiências até o final do ano.
“O projeto Bumerangue surgiu com a missão de levar a ciência para as escolas públicas. Além de despertar a curiosidade das crianças e jovens, é uma oportunidade valiosa para mostrar a realidade das nossas fábricas e apresentar um mundo diversificado e cheio de possibilidades que está bem próximo delas. Muitas vezes pensamos que a nova geração não está interessada, mas ao visitarmos as escolas vemos que o desafio é tornar a sala de aula um lugar mais atraente. É isso que estamos tentando alcançar levando esses experimentos ao ambiente escolar”, afirma Maialy Lima, auxiliar Administrativo RH da Elekeiroz.
As aulas e apresentações são realizadas duas vezes por mês com a participação de cerca de quatro profissionais voluntários da Elekeiroz. As próximas aulas na Escola Normal de Camaçari estão confirmadas para os dias 25 de julho e 8 de agosto. “O projeto leva a ciência presente na Elekeiroz para os estudantes. Fazemos a apresentação de produtos do cotidiano que contenham produtos da companhia na composição, com interação e provocação dos alunos referente ao conhecimento prévio. Apresentamos o conteúdo científico teórico, com realização dos experimentos práticos com suas respectivas reações para despertar ainda mais a curiosidade e surpresa dos alunos. Temos entrega de brindes e breve diálogo com alunos e professores para esclarecimento de possíveis dúvidas”, informa Rebeca Dantas Trigo, analista de RH Sênior da Elekeiroz.
Com essas ações, Rebeca ressalta que “os principais objetivos são aumentar o contato dos estudantes com os conceitos básicos da ciência, experimentação e aplicação; incentivar o aprendizado da química; estreitar o vínculo com a comunidade local, apresentando possibilidade e abrindo portas por meio das crianças e adolescentes, além da oportunidade de darmos continuidade as ações de cunho social e de desenvolvimento patrocinadas pela Elekeiroz”.
Segundo informe da companhia, o nome Bumerangue foi idealizado pelo grupo de voluntários a partir da lembrança do movimento do brinquedo que, ao ser jogado no ar, retorna para quem o lançou. “A ideia é mostrar como o investimento em educação pode trazer retornos significativos para toda a comunidade e para quem investiu, afinal, estes alunos um dia serão profissionais e poderão trabalhar na empresa. A Elekeiroz acredita que o fomento à educação no entorno de suas operações trará ganhos a toda a cadeia de negócios e ao futuro da ciência e da química.”
Sobre a Elekeiroz
Com 129 anos, a Elekeiroz é a mais longeva indústria química do país e a maior produtora brasileira de especialidades químicas intermediárias de uso industrial no segmento em que atua. É parte do Grupo OCQ, o maior conglomerado químico nacional, que hoje engloba 22 empresas. A companhia possui três sites estrategicamente localizados: dois deles no Polo Industrial de Camaçari (BA), e o outro na região Sudeste, em Várzea Paulista (SP). www.elekeiroz.com.br