Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Bahiagás completa 30 anos de operação com novos desafios

Atendendo o Polo de Camaçari desde 1994, a Bahiagás completa 30 anos de operação. A companhia, que começou com apenas 12 clientes e 53 km de dutos, se tornou a maior concessionária pública de gás natural canalizado do Brasil e a segunda maior entre públicas e privadas. Atualmente, comercializa em torno de 5 milhões m³/dia, sendo cerca de 2 milhões de m³/dia no Polo de Camaçari para atender 33 empresas. Para o futuro, seu Plano Diretor de Expansão prevê investir R$ 3 bilhões para ampliar a interiorização. 

Ao longo desses 30 anos, a Bahiagás trilhou um caminho pautado pela interiorização e massificação do gás natural e atualmente atende diversos setores no estado, incluindo indústrias, comércios, residências, veículos e termelétricas. A empresa de economia mista, administrada pelo Governo da Bahia e com a Mitsui Gás e Energia do Brasil como acionista, tem atualmente mais de 85 mil clientes e cerca de 1.200 quilômetros de rede de distribuição.

“Nada disso seria possível sem o empenho e a competência do nosso time de colaboradores. Juntos, conquistamos muito e, juntos, vamos conquistar ainda mais”, afirma Luiz Gavazza, diretor-presidente da Bahiagás, ressaltando também o compromisso da companhia com a sustentabilidade ambiental. Segundo ele, a Bahiagás é referência no setor energético: com a movimentação de 6,6 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, a companhia evita a emissão de 1,2 milhão de toneladas de CO2, o que equivale ao plantio de 8,4 milhões de árvores.

Investimentos na Interiorização

Um dos principais projetos de interiorização da Bahiagás está em curso. Com investimento de R$ 600 milhões, o projeto Gás Sudoeste, maior duto de distribuição de gás natural em construção no Brasil, vai interligar 12 municípios baianos, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico da região de Itagibá a Brumado, passando por Jequié, Maracás e outras oito cidades.

Outro grande projeto que está em andamento é a construção do gasoduto que vai ligar Catu a Mata de São João (22 Km), beneficiando também a região de Pojuca. Além disso, a parceria com a Petrobahia e a GNLink vai permitir a construção de uma unidade de processamento e distribuição de Gás Natural Liquefeito (GNL) e Gás Natural Comprimido (GNC) em Itabuna, reforçando a presença da Bahiagás no sul, extremo sul e sudoeste do estado.

Transição Energética

A Bahiagás tem se consolidado como um pilar da transição energética na Bahia. Com a Bacia de Camamu e o Gasoduto da Integração Sudeste-Nordeste (Gasene), a Bahia se estabeleceu como um polo estratégico para o gás natural no Brasil. "Expandimos nossa atuação para o Sul, Extremo Sul e, mais recentemente, para o sudoeste da Bahia, sempre com o olhar voltado para o futuro e a sustentabilidade", afirma Luiz Gavazza, diretor-presidente da Bahiagás.

Adicionalmente, seguindo as diretrizes do Governo do Estado e do seu Conselho de Administração, Gavazza informa que a Bahiagás tem exercido um papel significativo nas discussões com outras distribuidoras sobre o papel das concessionárias e do gás natural na promoção de uma transição energética integrada, sustentável e segura: “É amplamente reconhecida a importância do gás natural como uma ponte essencial na transição do uso intensivo de combustíveis fósseis para fontes de energia renováveis, evidenciando seu papel estratégico na transformação energética do país, acentuando a busca por uma matriz energética com a marca da baixa emissão de carbono”. Mais informações sobre a companhia no site Bahiagás.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440