Depois de quatro anos sendo realizado virtualmente, o Cofic realizará o Simulado na Comunidade deste ano presencialmente, no dia 29 de outubro, em Dias d'Ávila, no bairro Parque Petrópolis, e no dia 5 de novembro, em Camaçari, no bairro Parque Satélite. O treinamento envolverá escolas e instituições dos bairros, com bloqueio de vias públicas e deslocamento das pessoas para um ponto de encontro seguro. No momento, o Grupo de Trabalho vem fazendo um trabalho prévio de mobilização, principalmente nas escolas, com o objetivo de assegurar a maior participação dos moradores.
Este será o 11º ano deste exercício coletivo do Plano de Emergência da Comunidade - PEC, que visa preparar os moradores das comunidades vizinhas ao Polo de Camaçari para agir em uma situação de emergência. Coordenado pela Defesa Civil de Dias d'Ávila e Camaçari, o Simulado da Comunidade contará este ano com a participação direta dos moradores e dos estudantes de três escolas: Escola Anísio Teixeira (Dias d'Ávila), Pequeno Cidadão e Neuza Menezes Barreto (Camaçari). Além disso, terá o apoio de parceiros estratégicos, como o Núcleo de Defesa Comunitária (Nudec), Conselho Comuniotário Consultivo do Polo, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, as secretarias de Educação, Saúde e Meio Ambiente dos dois municípios, órgãos de trânsito, e empresas do Polo de Camaçari.
“Nosso propósito é atrair o maior número de moradores para participar do simulado. Para isso, estamos fazendo um treinamento intensivo junto às instituições e escolas dos bairros para motivar essa participação, explicando o que fazer em caso de emergência e como se comportar no deslocamento para um ponto seguro”, afirma Paulo Ribeiro, especialista em Segurança e consultor do Cofic para o PEC.
O treinamento prévio já vem acontecendo desde setembro e continua até o dia do Simulado, atendendo diretamente o Grupo de Voluntários de Segurança de Dias d'Ávila, o Corpo de Bombeiros, o 2º Batalhão da Polícia Militar, o Posto de Saúde de Dias d'Ávila, e também as escolas dos bairros envolvidos.
“A participação dos estudantes é fundamental no simulado, pois eles são multiplicadores natos”, destaca Paulo Ribeiro, agradecendo a participação dos diretores e professores para realizar simulações internas previamente nas escolas, utilizando o toque da sirene e fazendo deslocamento dos estudantes das salas de aula para o pátio. Ele informa ainda que “cada estudante recebe e leva para casa um folder com explicações de como envolver seus pais e familiares”. Esse mesmo folder será distribuído para os moradores dos bairros Parque Petrópolis (Dias d'Ávila) e Parque Satélite (Camaçari). O material inclui um mapa com a rota de fuga a ser seguida durante o deslocamento para o ponto seguro e os contatos da Defesa Civil de Dias d’Ávila (199 / 71 9617-9566) e da Defesa Civil de Camaçari (199 / 71 3644-9735).
Vale registrar que o PAME vai participar do treinamento com um exercício simulado de primeiros socorros. Os integrantes da Defesa Civil e do Nudec também vão estar lado a lado com os moradores durante todo o período e percurso do Simulado na Comunidade para as orientações necessárias.