O Projeto de Vida e Educomunicação Digital 2024 já está na reta final com a participação de 70 estudantes, que discutem, criam e desenvolvem projetos. O resultado vai ser apresentado na Mostra de Comunicação de Dias d’Ávila e de Camaçari nas duas últimas sextas-feiras de novembro. Promovido pelo Cofic, com apoio das secretarias de Educação dos dois municípios, o projeto visa contribuir para o fortalecimento das identidades juvenis. A coordenação é da Cipó Comunicação Interativa.
“Já trabalhamos com as oficinas presenciais todas as dimensões previstas no Projeto de Vida, concluindo com Eu e meus Direitos e o Mundo do Trabalho. Neste momento, a gente já está pensando na produção da nossa Mostra de Comunicação”, informa Fernanda Colaço, gestora Institucional e coordenadora de Projetos da Cipó, ressaltando o comprometimento dos estudantes envolvidos, assim como dos professores e gestores das escolas.
Um dos exemplos desse comprometimento foi a participação de 70 professores e gestores no webinário sobre o Uso do Celular na Sala de Aula, realizado no último dia 30 de setembro. “A gente alcançou o objetivo, que foi ampliar a reflexão junto aos profissionais de educação de Dias d’Ávila e Camaçari sobre a questão do uso do celular em sala de aula. O professor Nelson Pretto, da Ufba, trouxe questões complexas, que nos fazem pensar não só na redução do uso indevido do celular, mas também sobre questões como a desigualdade social e o colonialismo repercutido no campo da educação”, destaca Fernanda Colaço.
Os estudantes, por sua vez, além de estarem envolvidos com as Oficinas de Vida e a realização da Mostra de Comunicação, também participam de atividades extras do Roda de Saberes, como visitas guiadas às empresas do Polo de Camaçari e participação em palestras de profissionais das empresas nas suas escolas sobre o mundo do trabalho.
A etapa final do Projeto de Vida e Educomunicação Digital 2024 será a apresentação da Mostra de Comunicação “Juventudes e Projetos de Vida”, em Dias d’Ávila e Camaçari, nos dias 22 e 29 de novembro respectivamente, das 13 às 16h. No dia 2 de dezembro, a Cipó faz a avaliação final do projeto junto com o Cofic e gestores das escolas dos dois municípios.