Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Empresas do Polo patrocinam o projeto Miniempresa na Comunidade

As empresas Basf, Bayer, Bracell e Braskem patrocinam, sob coordenação do Cofic, da terceira edição do projeto Miniempresa na Comunidade, que tem foco no empreendedorismo local e geração de renda. Coordenado pela Junior Achievement Bahia (JA Bahia), o projeto foi iniciado no dia 9 de outubro e tem a meta de capacitar diretamente 60 pessoas do Bairro Gleba E, em Camaçari, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras de forma a fortalecer os seus negócios e a própria economia local.

“O Miniempresa na Comunidade tem se consolidado como um sucesso ao longo dos últimos dois anos e, agora em sua terceira edição, demonstra um crescimento significativo, evidenciando um motor relevante para a geração de renda nas comunidades onde é implementado. O projeto não apenas impulsiona o empreendedorismo local, como também fortalece a capacidade de os indivíduos transformarem suas habilidades em fontes sustentáveis de renda. Com resultados positivos nas edições anteriores, o Miniempresa reforça seu papel como agente de mudança social e econômica. Estamos na fase inicial de uma nova turma e temos grandes expectativas para mais uma grande conquista ao final desta edição”, afirma Tainã Neves, gerente executiva da JA Bahia.

A receptividade da comunidade de Camaçari ao projeto tem sido extremamente positiva. Tainã Neves observa um forte interesse e uma grande vontade de aprender e aplicar novos conhecimentos nos negócios locais. “Esse engajamento mostra que a comunidade está ansiosa por oportunidades que possam trazer melhorias reais e duradouras, tanto para seus empreendimentos quanto para a economia do bairro”, acredita.

Ampliação

O projeto deste ano foi ampliado para atender ao crescente interesse da comunidade local, principalmente de artesãos e pequenos empreendedores. Como diferencial desta edição, Tainã informa que “teremos alguns encontros especiais, promovendo mais entregas ao público, orientando por exemplo, como criar o CNPJ, como ter acesso a linhas de créditos e como obter a carteira de artesão”.

A gerente espera que, ao final, previsto para dezembro, “o projeto demonstre à comunidade que é possível gerar renda sem sair de seu próprio espaço, valorizando os recursos e as habilidades locais. O objetivo é fazer com que os participantes reconheçam suas atividades como importantes ferramentas para a movimentação da economia local. Além disso, o projeto visa fortalecer a autonomia dos empreendedores, tornando-os menos dependentes de mão de obra externa e capazes de promover o desenvolvimento sustentável dentro da própria comunidade”.

Vale lembrar que a segunda edição do Projeto Miniempresa na Comunidade, no ano passado, capacitou 40 empreendedores, atendendo a Associação Três Marias, em Dias d’Ávila, que atua no protagonismo de mulheres, e também jovens do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de moradores do bairro Genaro e entornos. Na primeira edição, em 2022, o projeto capacitou 48 empreendedores, beneficiando a Associação de Rendeiras de Dias d'Ávila (Rendavan). Para saber mais sobre Junior Achievement Bahia (JA Bahia) e seus  programas, acesse o site jabrasil.org.br

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440