A mais antiga petroquímica do Brasil, a Elekeiroz, completa 130 anos. Presente no Polo de Camaçari desde 2002, a companhia é a maior fornecedora nacional de intermediários químicos, além de exportar parte de sua produção. Desde 2023, integra o Grupo OCQ, a maior plataforma de impulsionamento do setor químico do país. Em 2023 também lançou seu novo plastificante DOTP, uma alternativa aos ftalatos, em sua planta baiana, detendo exclusividade na produção nacional deste aditivo usado para conferir flexibilidade a produtos como calçados, lonas, laminados e sintéticos.
“Em mais de um século, a maior e mais antiga produtora nacional de químicos intermediários detém uma história marcada por pioneirismo e reinvenção dos negócios. Desde a sua fundação, ainda no século XIX, com a criação do laboratório farmacêutico Queiroz Moura e Cia, até os dias de hoje, a empresa coleciona a compra de importantes ativos que fazem a companhia ser o que é hoje. Exemplos são a integração da Ciquine Companhia Petroquímica e da planta de gases da Air Products em Camaçari. Hoje, ambas compõem a planta da Elekeiroz no Polo Industrial de Camaçari”, afirma Marcel Michelan, diretor Industrial da empresa.
Produção nas plantas do Polo de Camaçari
A história da Elekeiroz no Polo de Camaçari começou em 2002, quando adquiriu a Ciquine Companhia Petroquímica, ampliando a produção de anidrido ftálico e plastificantes e voltando a fabricar álcoois. Em 2013, adquiriu a planta de gás-oxo da Air Products, destinada a produzir hidrogênio e insumos para o processo produtivo de oxo-álcoois e ácido 2-etil hexanóico. É a atual planta de gases conhecida como PGE.
Os produtos produzidos pela Elekeiroz no Polo de Camaçari são oxo-álcoois, plastificante DOTP e hidrogênio para uso industrial.
Os oxo-álcoois são destinados à produção de plastificantes, resinas alquídicas e acrílicas (que vão para o segmento de tintas, vernizes e coberturas), ésteres (compostos utilizados como solventes industriais, lubrificantes, agentes aromatizantes e fragrâncias), tensoativos e surfactantes (compostos utilizados em produtos de limpeza, cuidados pessoais e formulações agrícolas). O DOTP, por sua vez, é um plastificante livre de ftalatos. Hoje, o DOTP da Elekeiroz é destinado principalmente para mercados de calçados, lonas, laminados e sintéticos.
Compromisso com atuação responsável
Como parte da comemoração pelos 130 anos, a Elekeiroz reforça seu compromisso em construir o futuro a partir de soluções químicas sustentáveis e atuação responsável. Para isso, investe constantemente em programas que levantam a bandeira da educação, priorizando as comunidades do entorno de suas operações. No ano passado, a empresa aplicou mais de R$2,2 milhões em projetos sociais via leis de incentivo, beneficiando mais de 6 mil crianças e jovens da rede pública de ensino, sendo que metade deles no município de Camaçari.
Vale destacar o Projeto Bumerangue que, em 2024, atinge o patamar de mais de 2.200 crianças impactadas. A iniciativa, criada pelos próprios funcionários, consiste em levar aos estudantes aquilo que a empresa faz de melhor: a química. Os voluntários organizam aulas expositivas para turmas de 6° a 9° anos em escolas públicas vizinhas às operações, onde abordam conceitos químicos, sustentabilidade e o papel da indústria química.
Na parte ambiental, a empresa segue investindo em projetos com foco em autossuficiência em energia elétrica, redução do consumo de água e da pegada de carbono no ciclo do produto com o transporte via cabotagem e ferroviário e com o uso de big bags retornáveis.
Elekeiroz
Elekeiroz S.A. é a maior produtora brasileira de especialidades químicas intermediárias de uso industrial no segmento em que atua. A companhia possui três sites estrategicamente localizados: dois deles no maior polo industrial do Brasil, no município de Camaçari (BA), e o outro na região Sudeste, próximo ao maior mercado consumidor de insumos industriais do País, em Várzea Paulista (SP). Saiba mais: www.elekeiroz.com.br