A Tronox, líder mundial na produção de dióxido de titânio, está comprometida em fortalecer suas diretrizes de inclusão e diversidade. Durante a 45ª Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) na planta de Camaçari, no mês de outubro, as atividades focaram na segurança, mas também na reflexão sobre práticas inclusivas e respeitosas no ambiente corporativo. A pluralidade começa desde o recrutamento. A empresa alcançou 78% de diversidade nas contratações este ano. As contratações de pretos e pardos, por exemplo, que representavam 38% em 2023, subiram para 60% em 2024.
“Na Tronox, acreditamos que a diversidade, equidade e inclusão são fundamentais para o nosso sucesso e para a criação de um ambiente de trabalho acolhedor e respeitoso. Estamos comprometidos em promover uma cultura onde todas as vozes sejam ouvidas e valorizadas. Nossa força de trabalho diversificada reflete as comunidades em que operamos e os clientes que atendemos, e isso nos permite inovar e crescer continuamente. Apoiamos ativamente a inclusão em todas as nossas práticas e políticas, garantindo que todos os funcionários tenham oportunidades de desenvolvimento e crescimento. Valorizamos as diferenças individuais e acreditamos que elas enriquecem nossa organização, fortalecendo nossa capacidade de enfrentar desafios e alcançar nossos objetivos”, afirma Renata Araujo, HR Business Partner da Tronox.
Com o total de 346 funcionários (incluindo estagiários) na planta da Bahia e no escritório em São Paulo, a Tronox conta com o Comitê de Diversidade e Inclusão global e regional Brasil, apoiado pela alta gestão, para impulsionar os três pilares estratégicos de DE&I - Diversidade, Equidade e Inclusão: construir uma força de trabalho que reflita a comunidade, promover uma cultura inclusiva e desenvolver talentos diversos.
Durante o ano, o comitê regional realiza diversas campanhas e ações de conscientização, como o cumprimento do calendário de diversidade e inclusão, treinamentos para lideranças e funcionários e semana da diversidade e inclusão. A capacitação no tema da diversidade, equidade e inclusão também faz parte do treinamento introdutório do(a) novo (a) funcionário(a), assim como a cartilha elaborada pelo comitê.
“Nós abraçamos e encorajamos as diferenças de nossos funcionários em idade, cor, deficiência física, neurodiversidade, etnia, estado civil ou familiar, identidade ou expressão de gênero, idioma, origem nacional, habilidades físicas e mentais, afiliação política, raça, religião, orientação sexual, status socioeconômico, status de veterano e outras características que tornam nossos funcionários únicos”, explica Renata Araújo.
A Tronox também apoia projetos sociais na comunidade vizinha, como o Clube de Leitura, o programa Melhor Idade e a Escolinha de Futebol, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento educacional e a alfabetização de crianças e adolescentes, promover o bem-estar e a qualidade de vida, além de fomentar o crescimento socioeconômico da região.
“Nosso compromisso com a diversidade, equidade e inclusão é evidenciado por nossas ações diárias e pelos programas que implementamos para apoiar nossos funcionários e as comunidades ao nosso redor. Juntos, estamos construindo um futuro mais justo e inclusivo para todos”, ressalta Renata Araujo. Saiba mais sobre a Tronox: www.tronox-al.com.br