Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Simulado na Comunidade envolve estudantes, moradores e instituições parceiras

Com ampla participação de estudantes, moradores e instituições parceiras, o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari/Cofic realizou, com sucesso, o Simulado na Comunidade em Dias d’Ávila, no bairro Parque Petrópolis( 29 de outubro) e em Camaçari, no bairro Parque Satélite (5 de novembro). Sob a coordenação da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, o treinamento contou com aproximadamente 300 pessoas em cada município. O simulado faz parte do Plano de Emergência do Polo na Comunidade (PEC) para orientar as comunidades vizinhas ao complexo industrial para saber como agir em uma eventual situação de emergência.

“Considero como o maior ganho do simulado este ano a participação dos estudantes, pois formamos multiplicadores. Além de participar ativamente, a criançada levou o folder para casa e se comprometeu a explicar para seus pais e familiares sobre como se proteger e agir em uma situação de emergência”, afirmou Paulo Ribeiro, especialista em Segurança e consultor do Cofic para o PEC. Ele ressaltou o comprometimento e o envolvimento dos diretores, professores e funcionários das escolas Anísio Teixeira (Dias d'Ávila), Pequeno Cidadão e Neuza Menezes Barreto (Camaçari) tanto nos treinamentos preliminares como no dia do simulado.

Um dos destaques do treinamento foi a presença expressiva dos bombeiros militares do 10º BBM Camaçari, que atende a região, comandada pela Tenente Coronel Maracy, que reforçou a importância do simulado para os moradores, destacando que, no caso de uma situação real, todos precisam conhecer e saber quais são os pontos de encontro para onde devem se deslocar em uma emergência: em Camaçari, para o Espaço Camaçari 2000, e em Dias d’Ávila, para o Entroncamento ou para a Praça Raul Seixas.

Além do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil na coordenação, o Simulado na Comunidade contou com o apoio de parceiros estratégicos, como o Núcleo de Defesa Comunitária (Nudec), o Conselho Comunitário Consultivo, a Polícia Militar, os órgãos de trânsito, as secretarias de Educação e Saúde dos municípios.

O simulado, que teve bloqueio de pista e deslocamento para um ponto de encontro seguro, ocorreu conforme o planejado, com os voluntários do Nudec atuando lado a lado com a comunidade. No ponto de encontro de Dias d’Ávila e de Camaçari, o que chamou a atenção foi a abordagem de primeiros socorros para o engasgo - uma questão comum no dia a dia da comunidade. Após sua explanação, o médico Claudio Azoubel, coordenador do Pame, pacientemente orientou cada um dos jovens interessados em fazer o exercício de manobra do engasgo com o boneco/bebê.

“Esta foi a décima primeira edição deste treinamento coletivo, cujo objetivo é testar os procedimentos previstos no Plano de Emergência da Comunidade (PEC), que visam orientar e proteger as comunidades vizinhas ao Polo Industrial de Camaçari, em uma eventual situação de emergência que requeira a evasão de pessoas de uma área de risco para pontos seguros”, disse, Aurinézio Calheira, superintendente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Cofic, agradecendo a participação das instituições parceiras que estão sempre presentes e atuantes tanto no Simulado na Comunidade como no Simulado Geral de Emergência do Polo.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440