O Conselho Comunitário Consultivo do Polo completou 30 anos de atividades neste mês de dezembro, consolidando uma trajetória marcada pelo diálogo, cooperação e compromisso com a segurança, proteção ao meio ambiente e bem-estar das comunidades de Camaçari e Dias d'Ávila. Pioneiro no Brasil, o Conselho, composto por 24 voluntários, serviu como modelo para a criação de iniciativas similares em outros polos industriais do país. “Ao longo dessas três décadas, esse canal de diálogo tem sido fundamental para fortalecer os laços entre as comunidades vizinhas e as empresas do complexo Polo de Camaçari, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região”, como destaca Érico Oliveira, superintendente de Desenvolvimento de Pessoas e Comunicação do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari – Cofic.
O Conselho foi criado pelas empresas do Polo, por meio do Cofic, em 14 de dezembro de 1994, visando a aproximação com as comunidades de Camaçari e Dias d’Ávila. O resultado dessa iniciativa é que hoje o Conselho é reconhecido por promover uma interação permanente entre as comunidades vizinhas e as empresas do complexo industrial, atuando como canal de diálogo na discussão de assuntos de interesse mútuo, prioritariamente nas áreas de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Responsabilidade Social.
Formado por 24 representantes, o Conselho agrega representantes de diferentes segmentos comunitários, incluindo educadores, membros dos poderes executivo e legislativo, líderes comunitários e de associações de bairro, profissionais das áreas de saúde e ambiental, além de representantes do Núcleo de Defesa Comunitária - Nudec, da Defesa Civil e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Inema Bahia.
Todos os conselheiros atuam como voluntários, sem qualquer remuneração. Eles se reúnem a cada dois meses regularmente e participam de eventos significativos do Polo, como nos projetos socioambientais desenvolvidos pelo Cofic e nos simulados de emergência nas comunidades. Em 2024, as reuniões do Conselho foram recepcionadas pela Braskem, Basf, Elekeiroz, Indorama e Cofic. Também foi realizada uma reunião extraordinária com a Unipar, conjuntamente com integrantes do Nudec, para apresentação do plano de comunicação social da empresa, contendo as condicionantes para instalação e operação da sua planta de Cloro-Soda no Polo de Camaçari.
Entre os temas abordados na agenda deste ano, destaque para a Licença de Operação do Polo, Apresentação Institucional da Indorama, Monitoramento do Ar pela Cetrel, Preparação e Atendimento à Emergência na Braskem, Programas de Tecnologia e Sustentabilidade da Elekeiroz, Programa de Engajamento Social da Basf com as Comunidades do Entorno, Projetos de Sustentabilidade da Continental e ainda Segurança de Barragens no Polo - Cetrel. Também foram abordados projetos socioambientais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente - Sedur Camaçari, informações sobre o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Dias d’Ávila, diretrizes, objetivos e ações do Comando local do Corpo de Bombeiros, dentre outros assuntos relevantes.
Nessa trajetória de 30 anos de atuação, o Cofic enumera algumas das contribuições fundamentais do Conselho Comunitário:
- Consolidação de experiência de diálogo Polo/Comunidade
- Mudança de postura das empresas/aproximação com a comunidade/maior transparência
- Importância reconhecida pelos próprios conselheiros, empresas, órgão fiscalizador
- Referência para a implantação de conselhos em outros Centros Industriais do País.
- Apoio na implantação e revisão do PEC – Plano de Emergência da Comunidade
- Apoio na implantação do Nudec – Núcleo de Defesa Comunitária
- Contribuição para os condicionantes da Licença de Operação do Polo em vigor
- Participação nos trabalhos de conscientização para a conservação do Anel Florestal do Polo
- Participação no planejamento e na realização dos simulados nas Comunidades
- Participação nos projetos socioambientais desenvolvidos pelo Cofic