Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Conselheiros ressaltam a importância do Conselho para as comunidades

Os conselheiros, alguns fundadores, outros que se incorporaram ao grupo nas oportunidades de renovação de participantes, são a memória viva dos 30 anos do Conselho Comunitário do Polo de Camaçari. Eles contam fatos que consideram marcantes da experiência de atuar no relacionamento entre as comunidades vizinhas e as empresas. Histórias que remetem ao início da trajetória do Conselho, desde o protocolo que definiu suas atribuições e responsabilidades, até a criação do Núcleo de Defesa Comunitária (Nudec) e a disseminação de informações confiáveis junto às comunidades que representam.

Como membro do Conselho desde a fundação, Jerônimo Couto relembra que, inicialmente, o Cofic articulou uma série de encontros nos bairros do entorno do Polo de Camaçari, gerando de imediato grande interesse por parte dos líderes comunitários locais, sobretudo em questões relacionadas à segurança, saúde, meio ambiente e responsabilidade social das empresas, à época aproximadamente 50 em operação. O primeiro passo foi a elaboração de um protocolo de funcionamento, definindo as atribuições e responsabilidades do grupo. “Finalmente, iniciamos a caminhada de recuperação da imagem do Polo, que nos seus primeiros 15 anos não era muito positiva. Temos um Polo antes e depois do Conselho”, orgulha-se.

Para Couto, que é aposentado do Polo de Camaçari e um dos representantes do município de Dias d 'Ávila no Conselho, através da Associação dos Moradores de Nova Dias d´Ávila, “o grande mérito do Conselho foi conseguir existir por todos esses 30 anos, discutindo questões relevantes para as comunidades que representamos, primando sempre pela transparência e confiança”.

A confiança como base do relacionamento também é destacada pela conselheira Kharis Lane (mais conhecida no grupo como Kate), técnica de Segurança do Trabalho e representante do município de Camaçari: “É muito importante termos a participação da comunidade nas ações que dizem respeito ao Polo. E o Conselho, mantendo sempre um diálogo aberto e transparente, vem conseguindo fortalecer os laços entre as partes, contribuindo para que a nossa comunidade se sinta mais segura”. Ela conta que, desde 2008, quando passou a integrar o grupo, “o que mais me marcou foi a criação do Núcleo de Defesa Comunitária – Nudec, que, por suas ações e representantividade, trouxe a comunidade para mais perto das empresas”.

Veterano no Conselho desde 1997, o arquiteto urbanista Luiz Roberto Sobral, que já foi secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Camaçari, diz que “o Conselho Comunitário, desde a sua criação, vem se mostrando o mais importante e imprescindível canal de comunicação entre as comunidades vizinhas, tendo os seus participantes uma ativa interação com tudo o que se refere à saúde, segurança e meio ambiente no âmbito do Polo de Camaçari”. Segundo ele, “são várias as experiências acumuladas pelo Conselho nessa sua trajetória de 30 anos, com um papel relevante no esclarecimento de dúvidas dos moradores e disseminação de informações confiáveis”.

Uma das mais novas conselheiras, que entrou no grupo em 2023, Iranildes Barreto, coordenadora pedagógica no município de Camaçari, diz que “um dos aspectos importantes ligados ao Conselho é sua contribuição para o combate às fake news”. Ela explica que “nós, conselheiros, temos acesso a informações fundamentais sobre a atuação das empresas e isso contribui para que possamos tranquilizar as comunidades diante de boatos e notícias que possam gerar apreensões”. Tais informações são repassadas aos conselheiros por meio de reuniões e encontros periódicos nas sedes das diversas empresas, “que informam sobre novos investimentos e outras realizações estratégicas que possam repercutir na comunidade”.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440