Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Petrobras e Braskem assinam acordo para captura de carbono na Bahia

A Petrobras e a Braskem assinaram um Memorando de Entendimento para aprofundar os estudos de oportunidades de projetos de captura e armazenamento de carbono (CCS - Carbon Capture and Storage) na Bahia. As duas companhias pretendem estudar potenciais modelos de negócio mutuamente benéficos na economia de baixo carbono, em processos que visam reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera. A Braskem, por exemplo, já implementou um vasto portfólio de mais de 1 milhão de toneladas de CO2 em iniciativas com ganhos de competitividade.

“Acreditamos que as sinergias entre Braskem e Petrobras tenham potencial decisivo para o estabelecimento de uma transição energética mais célere e condizente com a realidade nacional. O CCS é sem dúvida uma rota, que merece ser melhor estudada técnica e economicamente, pelo seu poder de abatimento e pela sua penetração a nível mundial. E por isso estamos felizes em nos unir à Petrobras para este desenvolvimento”, afirma Gustavo Checcucci, diretor de Energia e Descarbonização da Braskem.

O acordo firmado entre as duas companhias pode representar o desenvolvimento inicial de um hub na região.  No hub,?o CO2 é capturado em diferentes localidades e fontes de emissão (indústria petroquímica, refinaria, indústria de aço, termoelétricas, entre outros) e transportado por meio de uma malha de gasodutos conectada, que pode ser compartilhada e otimizada para o armazenamento de grandes quantidades de CO2 em reservatórios geológicos adequados e monitorizados.

A adoção deste conceito de hub, com a utilização de malhas conectadas, potencializa a viabilidade técnica e econômica, favorecendo a utilização do CCS como uma opção relevante de descarbonização em larga escala, informa Jair Toledo, gerente Geral de Concepção e Implantação de Projetos de Energias Renováveis da Petrobras. Segundo ele, “o segmento petroquímico é uma das áreas em que a Petrobras pode agregar muito valor, em possíveis parcerias de negócio de baixo carbono, como também em acordos comerciais vinculados aos projetos que a companhia desenvolve no setor. Isso pode envolver não somente CCS, mas também energia renovável, hidrogênio e seus derivados e combustíveis de baixo carbono”.

O acordo firmado com a Braskem é mais uma das iniciativas que a Petrobras desenvolve em conjunto com empresas líderes em seus segmentos de atuação. “O Memorando de Entendimento demonstra o compromisso das duas companhias, Petrobras e Braskem, em construir um futuro mais sustentável, com uma transição para uma economia de baixo carbono de forma justa e inclusiva”, ressalta Jair Toledo.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440