Promovido pelas empresas do Polo Industrial de Camaçari, por meio do Cofic, o Programa de Incentivo à Educação (PIE) inicia sua programação deste ano reafirmando o compromisso de contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem das escolas públicas de Camaçari e Dias d’Ávila. O Cofic e as prefeituras dos dois municípios ratificaram o Termo de Compromisso para continuidade da parceria, tendo como intervenientes as respectivas secretarias de Educação. O programa prioriza ações educativas para professores do Ensino Fundamental. Adicionalmente, oferece cursos também para professores da Educação Infantil, estudantes e funcionários das escolas.
“A parceria do Cofic com o nosso município é uma parceria de muitos anos. Uma parceria que deu certo e continua dando certo. Lembro que nos anos 1990, quando entrei na rede municipal, o Cofic foi imprescindível para melhorar a qualidade do meu trabalho. Me submeti às formações, organização e planejamento. Isso mudou muito a minha vida. Hoje eu quero agradecer ao Cofic pela parceria e dizer do quanto isso é importante na vida dos profissionais que fazem a educação e, consequentemente, na vida das crianças, dos jovens que recebem essa construção de formação”, afirma a professora Jeane Cruz, secretária de Educação do município de Dias Dias d’Ávila.
Segundo a secretária, “Educação não se faz apenas por uma vertente ou por um caminho. Educação é o encontro de vários pensamentos para garantir a oportunidade da decisão, da busca pelo melhor para a sociedade. Do mesmo jeito que ajudou a mudar a minha vida, tenho certeza que o programa vai ajudar a mudar a vida de muitos outros professores e, consequentemente, de muitos outros estudantes”.
As atividades do Programa de Incentivo à Educação (PIE) incluem cursos, oficinas e palestras para professores, coordenadores, dirigentes escolares, funcionários, além de ações com alunos e pais dos alunos. No ano passado, o programa contou com mais de 1.600 participantes, incluindo professores e funcionários (971), estudantes (626) e pais de alunos (62). No total, 133 escolas participaram do programa, sendo 102 de Camaçari e 31 de Dias d’Ávila.
Para este ano, já estão confirmadas algumas atividades. Em Camaçari, a programação inicia com a Formação em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (temas e fundamentos da Psicopedagogia e da Psicomotricidade) para quatro turmas, com a educadora Marieni Almeida, atendendo aos educadores da educação infantil, ensino fundamental e coordenadores pedagógicos.
Em Dias d’Ávila, o Programa já conta com uma série de atividades confirmadas:
1. Atualização em Primeiros Socorros
Objetivo: Atualizar os participantes com informações técnicas e atividades práticas, proporcionando um aprofundamento das noções básicas de primeiros socorros.
Público-alvo: será definido pela Secretaria de Educação
2. Formação Entendendo o Tempo Humano da Adolescência e Mediação de Conflitos
Objetivo: Proporcionar reflexões e vivências acerca do tema: “Mediação de Conflito e o Despertar do Propósito”, considerando os aspectos teóricos e práticos da vida cotidiana, entendendo o tempo humano da adolescência
Público-alvo: Monitores de Letramento I, II e III
3. Desafios e Estratégias de Ensino na Leitura e Escrita para alunos com dificuldades de aprendizagem: Práticas Inclusivas e Personalizadas
Objetivo: Compreender e aplicar estratégias inclusivas e personalizadas no ensino da leitura e da escrita, visando atender às necessidades de alunos com dificuldades de aprendizagem.
Público-alvo: Professores do 4o ano
4. Integração Escola e Família - Importância do Acompanhamento Escolar na Vida do Aluno
Objetivo: Discutir com as família sobre a importância da presença dos pais e responsáveis na vida escolar dos alunos.
Público-alvo: pais e responsáveis pelos alunos
5. Palestra Desenvolvimento de Projetos Interdisciplinares nos Anos Finais
Objetivos: Compreender os fundamentos da interdisciplinaridade no ensino fundamental, explorar estratégias de integração entre disciplinas, desenvolver habilidades para planejar, executar e avaliar projetos interdisciplinares, aplicar metodologias ativas no processo de aprendizagem, promover o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais por meio de projetos colaborativos e estimular a criatividade, a autonomia e a resolução de problemas nos alunos.
Público-alvo: Educadores dos Anos Finais (Linguagens e Ciências Humanas)