Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Gincana do Voluntariado beneficia instituições sociais comunitárias

Integrantes da Braskem e convidados participam da Gincana do Voluntariado 2025 que, por três meses, promoverá ações que beneficiarão entidades que realizam trabalhos sociais na Região Metropolitana de Salvador. O Centro Educacional Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce, em Simões Filho, e a Creche Esperança II, no bairro Phoc III, em Camaçari, são duas das instituições beneficiadas. A iniciativa faz parte do Programa de Voluntariado da empresa, que desde 2017 busca criar experiências transformadoras que ampliem a consciência social dos colaboradores e potencializem o impacto positivo nas comunidades.

No Centro Educacional Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce, em Simões Filho, os voluntários vão revitalizar um viveiro de plantas para aulas de educação ambiental. Veterano na gincana, Alexandre Araújo, analista de Planejamento da Braskem, conta que passou a participar mais ativamente após o nascimento da filha, em 2022, “para ser um exemplo para ela, em servir ao próximo, especialmente a quem mais precisa”. Ele destaca que as ações da equipe estão alinhadas com as causas de responsabilidade social da Braskem: “A ideia de revitalizar o viveiro tem tudo a ver com a questão da economia circular e mudanças climáticas. No local, as crianças poderão plantar mudas e cultivar mais o verde, além de serem incentivadas a pensar no consumo consciente da água e do solo”.

Na Creche Esperança II (instituição social sem fins lucrativos que cuida de crianças entre dois anos e meio e cinco anos de idade), no bairro Phoc III, em Camaçari, os voluntários vão atuar para melhoria das instalações físicas da creche, além da criação de uma horta e uma brinquedoteca para as crianças.

“A gincana é uma competição saudável em prol de causas nobres. O que me motiva muito é poder ajudar e ver o tanto que a gente pode contribuir para melhorar a realidade de outras pessoas”, ressalta Renata Lopes, analista de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), da Service Engenharia, empresa terceirizada que presta serviço para a Braskem, revelando já ter sido campeã em edições anteriores.

Como funciona a gincana

Por cerca de três meses, o voluntário pode realizar ações em parceria com uma instituição escolhida pelo grupo. Além dos integrantes da Braskem, podem participar como convidados familiares, funcionários de empresas terceirizadas, clientes e empresas do Polo Industrial de Camaçari.

Nos últimos cinco anos, a Gincana do Voluntariado contou com a participação de 840 pessoas envolvidas. As ações promovidas pelos grupos devem estar alinhadas às causas de responsabilidade social da Braskem: economia circular e mudanças climáticas; educação profissional e tecnológica; e inclusão social.

Ao final da gincana, é feita a distribuição de premiações no valor de R$ 10 mil para a instituição vinculada as equipes cujas ações impactaram o maior número de beneficiários diretos; que atingiu a maior média de horas voluntárias; e para a instituição com o maior número de voluntários envolvidos na ação.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440