Integrando a agenda comemorativa da Semana do Meio Ambiente, promovido pelo Cofic, será realizado um workshop reunindo integrantes do Conselho Comunitário Consultivo do Polo e voluntários do Núcleo de Defesa Comunitária (Nudec) sobre o tema Agricultura Sustentável - Sustentabilidade Humanizada com foco em Horta Comunitária. O evento acontece no dia 7 de junho, das 8 às 13h, na sede do Cofic, tendo como instrutora Catarine Sales, engenheira agrônoma e consultora ambiental, e como coordenadores os educadores Jorge Amaral e Célia Urpia. Além de uma visão conceitual sobre sustentabilide/ESG, os participantes vão realizar atividades práticas.
“Esse workshop é muito significativo. Para mim, representa um despertar de olhar consciente de ações sustentáveis. Nos ensina a plantar sementes de responsabilidade socioambiental. Ele também nos traz a possibilidade de buscar a sustentabilidade em nossa própria casa, na escola, na empresa, onde quisermos. Para a comunidade, mostra que essas ações, por menores que sejam, podem causar impactos positivos ao planeta”, afirma Kharis Lane, integrante do Conselho Comunitário e voluntária do Nudec, representante do bairro Alto da Cruz, Camaçari. Seu desejo é que “esses ensinamentos nos envolvam e que mudemos a forma de ver e de estar no mundo. Que sejamos cultivadores de propósitos ambientalmente corretos em nossas ações diárias”.
O workshop será realizado no auditório e na área verde do Cofic. O objetivo é capacitar os participantes com conhecimentos teóricos e práticos sobre o cultivo e produção de hortas comunitárias, destacando técnicas acessíveis e sustentáveis aplicáveis a diferentes contextos urbanos. Na parte prática do workshop, os participantes serão divididos em equipes para a execução, preparação, cuidados, manuseio, compostagem e plantio, utilizando diversos tipos de sementes.
Na parte teórica, serão abordados os seguintes tópicos:
• Horta comunitária com foco em sustentabilidade humana
• Introdução à Agricultura Familiar/comunitária e sua relevância social e econômica
• Planejamento e implantação de hortas comunitárias
• Manejo agroecológico do solo e produção de compostos orgânicos
• Cultivo de hortaliças e plantas medicinais: consórcios e sazonalidade
• Organização comunitária e sustentabilidade dos projetos de horta - associativismo e cooperativismo
• Exemplos de boas práticas e resultados em comunidades urbanas
• Apresentação de casos práticos de hortas comunitárias como instrumento de transformação social, segurança alimentar, preservação ambiental e empreendedorismo
• Explanação das possibilidades através das hortas comunitárias
Conselho e Nudec
Vale registrar que o Conselho Comunitário Consultivo do Polo, formado por 24 voluntários, atua como um canal permanente de diálogo entre as empresas e as comunidades de Camaçari e Dias d'Ávila para discussão de assuntos de interesse mútuo, prioritariamente nas áreas de saúde, segurança, meio ambiente e responsabilidade social. O Nudec, formado por 60 voluntários, tem como missão dar suporte ao PEC – Plano de Emergência na Comunidade, desenvolvendo também ações de conscientização socioambiental na comunidade.