Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Fórum destaca importância das pessoas com painel sobre Sustentabilidade Humanizada

O 5º Fórum de Sustentabilidade do Polo de Camaçari, realizado pelo Cofic no último dia 4 de junho durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, reuniu 130 participantes em discussões sobre um novo enfoque para a sustentabilidade: a Humanização além da Redução. O evento, organizado pela Comissão de Comunicação e Responsabilidade Social do Cofic e com o apoio da Basf, Bayer, Indorama e Federação das Indústrias do Estado da Bahia, destacou as iniciativas das empresas do complexo baiano para fazer valer o propósito de cuidar da proteção ambiental e do bem-estar das pessoas na agenda empresarial de sustentabilidade.

“A sustentabilidade sob uma nova lente, mais humana e mais conectada com as pessoas. Esse é o nosso propósito”, afirmou, na abertura do evento, Rafael Almeida, consultor de Comunicação da Basf e coordenador da Comissão de Comunicação e Responsabilidade Social do Cofic, destacando que a Basf, assim como as empresas do Polo de Camaçari, estão comprometidas com o desenvolvimento sustentável humanizado.

“Esta 5º edição do Fórum de Sustentabilidade do Polo traz como tema central a Sustentabilidade Humanizada, que coloca as pessoas no centro dos propósitos e ações desenvolvidas pelas empresas na área de sustentabilidade/ESG”, ressaltou Erico Oliveira, superintendente de Comunicação e Desenvolvimento de Pessoas do Cofic. Informou também na abertura do evento, transmitido on line para mais de 130 convidados, que o Fórum integra a agenda comemorativa da Semana do Meio Ambiente, que incluiu ainda o workshop sobre Agricultura Sustentável - Horta Comunitária para os integrantes do Conselho Comunitário e voluntários do Nudec, a reedição da campanha de preservação do Anel Florestal - a faixa verde de segurança que separa a comunidade da área industrial e a implementação do Hub Polo de Sustentabilidade, um espaço virtual no site do Cofic para divulgação de ações de Sustentabilidade/ESG desenvolvidas pelas empresas associadas.

Desenvolvimento sustentável além do lucro

“A gente não pode ir só atrás de prosperidade, do lucro pelo lucro, a gente precisa priorizar as pessoas”, afirmou o palestrante Marcus Nakagawa, doutor em Sustentabilidade pela USP, autor premiado e com mais de 30 anos atuando nas áreas de ESG, meio ambiente, responsabilidade social e negócios de impacto positivo. Ele utilizou, na sua apresentação, a missão do Cofic - Promover o desenvolvimento sustentável do Polo Industrial de Camaçari e sua área de influência regional - para exemplificar que “vocês, no Polo, já estão totalmente alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que são referência para as instituições e nações em todo o mundo”.

Segundo Nakagawa, no conceito de Desenvolvimento Sustentável, a empresa existe para trazer soluções para a sociedade, o que demanda ir além do lucro e assegurar a qualidade de vida, segurança e saúde mental e física das pessoas. Para isso, enfatizou a necessidade de “gerar valor positivo compartilhado através de parcerias entre empresas, governos, sociedade civil, igrejas e organizações para, juntos, buscar a sustentabilidade humana e não só a prosperidade”.

Para além do coletivo, Nakagawa destacou a importância do “protagonismo individual, o protagonismo intraempreendedor, o que cada pessoa realiza internamente dentro das empresas com o propósito de fazer acontecer”, provocando os participantes ao afirmar que “a vida não é só pagar boletos, mas sim ter um propósito. Os boletos são invencíveis e sempre vão existir. Faça a vida valer a pena com seu propósito, deixe seu legado para manter a sustentabilidade humana”.

Sustentabilidade Humana nas empresas do Polo

A sustentabilidade humana no Polo de Camaçari foi destacada nas apresentações dos painelistas da Basf, Bracell, Braskem, Senai Cimatec Park e Conselho Comunitário do Polo, tendo como mediadoras Amanda Oliveira Souza, engenheira de Meio Ambiente da Indorama, e Geane Silva Almeida, engenheira ambiental da Gerência de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da Federação das Indústrias da Bahia.

“A Basf valoriza a mão de obra local com formação em parceria com o Senai Cimatec, compra de fornecedores com os mesmos princípios, produz com segurança e com menos impacto no meio ambiente, e valoriza e respeita as pessoas”, afirmou Cinthya Barros, coordenadora de EHS. Entre as iniciativas da empresa, que está completando 10 anos do Complexo Acrílico no Polo de Camaçari, Cinthya destacou “a redução de 61% das emissões de gás de efeito estufa, superando a meta global da companhia para 2030, o zero aterro desde 2022 (mais de 650 toneladas de resíduos/ano deixaram de ser descartadas em aterros sanitários) e, como carro chefe, o programa de voluntariado, trazendo o nosso colaborador para o centro da ação social”.

“A Bracell fez uma escolha na hora de produzir celulose: incluir as pessoas e o planeta”, disse Fábio Oliveira, coordenador de Responsabilidade Social da empresa. Segundo ele, a Bracell tem o compromisso com 5 Cs (clima, comunidade, cliente, country (país) e companhia), o que significa que “só é bom para a companhia o que for bom para outros Cs”, destacando que “os 5Cs é a nossa essência e as decisões empresariais passam pelo respeito às pessoas”. Ele citou como exemplo, o programa Bracell Social, que impactou 70 mil pessoas em 204 comunidades em 2024, priorizando ações nas áreas de educação e empreendedorismo.

“A Braskem tem a sustentabilidade como centro de sua atuação. Elegemos três causas: economia circular/mudanças climáticas, educação profissional/tecnológica e inclusão social”, afirmou Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais na Braskem Bahia. Entre as iniciativas na Bahia, ela exemplificou o Ser+, que atua junto às cooperativas de reciclagem, incluindo a Coopermac, em Camaçari; o Edital Braskem que Transforma, com projetos focados em educação e o empreendedorismo; e o Corais de Maré, que, através de parcerias e tecnologia inédita, já recuperou mais de 6.000m2 de corais nativos na Baía de Todos os Santos. Magnólia também destacou a parceria da Braskem com empresas do Polo, como a Basf e a Cetrel, nas ações de voluntariado nas comunidades vizinhas.

O Cimatec Park tem cinco anos no Polo de Camaçari e desenvolve vários projetos focados no desenvolvimento sustentável, como o projeto para produção de hidrogênio verde, informou Arilma Tavares, doutoranda em Sustentabilidade e coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade do Senai Cimatec. Ela anunciou também duas novas ações direcionadas para Camaçari: a abertura de Viveiros de Mudas ainda este mês de julho, com treinamento e cursos, e a Oficina de Transformação de Plástico, que será operada por mulheres da comunidade para reverter em vendas de produtos com impacto positivo social e ambiental.

Fala da comunidade

Representando a comunidade, como integrante do Conselho Comunitário Consultivo do Polo, a professora Jeane Pinto destacou, como exemplos de Sustentabilidade Humanizada o Programa de Incentivo à Educação (PIE) e o Programa Construindo o Futuro, promovidos pelo Cofic, em parceria com as secretarias de Educação de Camaçari e de Dias d’Ávila: “O que estamos fazendo juntos para nossos jovens é fundamental para sua formação. Quando um profissional do Polo vai à escola falar de sua experiência, isso representa uma oportunidade de vida para 30 e 60 estudantes, em cada visita”.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440