O Cofic inicia o planejamento para a realização do 12º Simulado na Comunidade para o próximo mês de novembro nos bairros Mangueiral, em Camaçari, e Entrocamento, em Dias d’Åvila. O Grupo de Trabalho, formado por 14 voluntários do Nudec, já está em campo na articulação do treinamento, previsto no Plano de Emergência da Comunidade - PEC, que tem como objetivo preparar os moradores das comunidades vizinhas ao Polo de Camaçari para agir com segurança em uma situação de emergência que requeira a evasão de pessoas para pontos seguros. Entre as ações, a prioridade é envolver as escolas dos dois bairros, onde serão realizadas palestras e treinamentos para garantir a participação dos estudantes e de suas famílias.
“Os estudantes são os multiplicadores importantes junto às famílias. Por isso, o Grupo de Trabalho está empenhado em buscar a adesão de todas as escolas dos dois bairros”, informa Paulo Ribeiro, especialista em Segurança e consultor do Cofic para o PEC. No bairro do Entroncamento (Dias d’Åvila) estão as escolas Claudionor Simões e Laura Folly. No bairro de Mangueiral (Camaçari) estão as escolas Ebenézer, Joana Angélica e o Centro Integrado de Educação Infantil.
“Nossa expectativa é repetir o sucesso de anos anteriores em que também envolvemos as escolas”, afirma Paulo Ribeiro, ressaltando que “queremos aumentar a participação de moradores e contar com o envolvimento de toda a comunidade escolar”. No bairro do Entroncamento, Dias d’Åvila, ele espera contar com “o mesmo engajamento do primeiro simulado, há mais de 10 anos, no bairro próximo de Concórdia, que também teve a participação dos moradores do Entroncamento e do Colégio Laura Folly. A expectativa é a mesma para Camaçari”.
Além do envolvimento das escolas, a Defesa Civil dos dois municípios e o Corpo de Bombeiros estão comprometidos com o Simulado na Comunidade. Paulo Ribeiro informa que está prevista uma apresentação da a tenente coronel do Corpo de Bombeiros da região para realizar uma apresentação para o Grupo de Trabalho sobre a atuação da instituição. “Quanto mais conhecimento e entrosamento mais resultado teremos com o Simulado”, diz
Segundo Ribeiro, o treinamento faz com que os participantes adquiram conhecimentos para agir em situação de emergência também em suas comunidades, aprendendo a proteger sua família e vizinhança”. Para saber mais sobre o Plano de Emergência da Comunidade - PEC, o Cofic disponibiliza um site com respostas a dúvidas e vídeos de esclarecimento. Acesse o site: www.coficpolo.com.br/pec/